Profissional dá dicas de como manter sua meta de treinar mais

Por Ana Paula Carvalho

Foto Shutterstock

Começo de ano e uma certeza: “treinar mais” é uma das metas mais prometidas nas listas de resolução de ano novo. A grande maioria das pessoas pensa em começar a academia, praticar caminhadas, fazer aulas de dança, entrar naquela calça jeans que há tempos não serve mais.

Muitos de nós, que começamos o ano prometendo uma revolução fitness, chegamos em dezembro postergando para o ano seguinte. A minha coluna de hoje vai ajudar você a levar adiante a meta de se mexer mais em 2019, tanto por sua saúde física quanto mental.

Primeiro: você se considera uma pessoa ativa?

O quanto de atividade física você faz em um dia? As respostas para pode ser mais animadora do que você imagina. Atividade física é, por definição, “qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso”. Isso significa que caminhar até o restaurante na hora do almoço, levar relatórios de uma mesa a outra, organizar a casa e passear com o cachorro coloca o seu corpo em movimento e faz com que você saia do repouso. Portanto, agora pense novamente: você é uma pessoa ativa?

A prática de atividade física traz inúmeros benefícios ao organismo, incluindo a saúde do cérebro. Instituições renomadas já apresentaram diversos estudos sobre a relação entre atividade física e depressão, ansiedade e outros diagnósticos psiquiátricos. O mais recente, publicado pela BMC Psychiatry, afirma que dez mil passos por dia durante cem dias traz benefícios às pessoas que sofrem com depressão e ansiedade, além de promover o bem-estar. A Organização Mundial de Saúde (OMS), inclusive, indica como um dos principais tratamentos para depressão de grau leve é a prática de atividades físicas.

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Os benefícios da caminhada

Tenho algumas dicas que podem te ajudar a se movimentar mais – e nenhuma delas é matricular-se em uma academia. Aqui estão:

– Se vai de carro para o trabalho, que tal escolher um estacionamento um pouco mais longe. Assim, você terá um tempo de caminhada? Ou, então, dispense o carro e vá de bicicleta;

– Se costuma usar transporte público, pare um ou dois pontos antes e caminhe até seus compromissos;

– Troque, no shopping, as escadas rolantes pelas escadas e faça o mesmo com os elevadores;

– Até a organização de sua casa é uma atividade física que contribui para a sua saúde;
– Instale em seu smartphone aplicativos que contem passos e veja o seu progresso dia a dia. Comece com metas pequenas e alcançáveis. Com um pouco de dedicação, logo você chegará aos dez mil passos.

Você consegue!

Um abraço e até a próxima!

Dra Ana Paula Carvalho

*Ana Paula Carvalho é Médica Psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina, sendo a primeira psiquiatra brasileira com certificação internacional em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine (Board Certified Lifestyle Medicine Physician)