#ESCAPES: Que tal escapar para uma trilha em meio à natureza?

Por Cacá Filippini

Foto Claudio Paulino

Sabemos que a caminhada é um dos exercícios mais fáceis de se praticar. Ela não exige muita habilidade, não envolve custos, pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia e não há restrição de idade. Se juntarmos o fator natureza, tudo se torna ainda mais atrativo e, até mesmo, desafiador.

E foi pensando nisso e com o apoio do Rio CVB que elegemos a Pedra do Telégrafo, no Parque Estadual da Pedra Branca, no Rio de Janeiro, como destino desse #ESCAPE. Talvez de nome você não conheça, mas o local se destaca pelas incríveis fotos que mostram pessoas à beira do abismo, conseguidas através de um ângulo específico que cria uma ilusão de ótica na fotografia. Eu mesma arrisquei uma fotinha, com toda a segurança!

Foto Claudio Paulino

A trilha – parte da Transcarioca, começa na Praia Grande, em Barra de Guaratiba. Acompanhados do guia Henrique Nascimento, integrante da equipe Rio Ecoesporte, percorremos os 50 minutos de caminhada levemente acentuada para contemplar o pôr do sol mais bonito da região. São 354 metros de altitude que tornam a “levemente acentuada” um pouco mais desafiador… Confesso!

Leia mais

#Escapes: Uma escapada para uma vida mais saudável
#Escapes: Minha fuga secreta próxima à cidade
#Escapes: Que tal aliviar o estresse flutuando?

Com equipamento nas costas, uma temperatura de mais de 35°C, chegar ao cume foi uma experiencia renovadora. De lá, é possível observar toda a extensão da Restinga da Marambaia de um lado e as Praias Selvagens do outro, além das Praias do Grumari, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Floresta da Tijuca ao fundo.

Foto Claudio Paulino

Como se todo o cansaço sumisse tão logo a vista surgisse diante dos meus olhos, a sensação de bem-estar tomou conta de mim. E não perdi um segundo se quer da descida do sol.

Foto Claudio Paulino

Carioca de nascença, moro em São Paulo desde os 3 anos, vi minha cidade natal por um novo ângulo e coloquei nos planos, pelo menos mais uma trilha para percorrer em breve.

Precisa de motivos para encarar uma trilha?

1. Suas pernas vão ficar torneadas

A maioria das trilhas contém subidas e descidas, uma ótima combinação de estímulos para as suas pernas.

2. O core se fortalece a cada passo

Caminhar em terrenos em desnível e com piso desigual, exige que os músculos do abdômen trabalhem para manter seu corpo estabilizado e reto .

3. Prepara para outros esportes

Como a prática melhora o seu condicionamento físico num todo, programar algumas trilhas pode ajudar no seu desempenho em outros esportes, como nas corridas.

4. Felicidade

Sabe aquele sentimento que descrevi ao apreciar a vista lá de cima? Ou quando você tem quando vê uma bela cachoeira no seu caminho? A ciência revelou que tais experiências beneficiam o seu estado de espírito. De acordo com um estudo publicado na revista Landscape and Urban Planning, pessoas que passaram 50 minutos andando a pé em meio a natureza relataram menos ansiedade e mais felicidade em comparação com aqueles que andaram perto de veículos.

Sendo assim, que tal planejar sua próxima trilha, fazer menos do mesmo e viver melhor?

Vídeo: Claudio Paulino

Referencias de pesquisas:

* https://www.uofmhealth.org/news/archive/201409/walking-depression-and-beating-stress-outdoors-nature-group

**Fonte: Science Daily

*** http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2012-12-12-estudo-prova-que-passar-quatro-dias-na-natureza-sem-tecnologias-aumenta-criatividade-em-50