#Escapes: Que tal aliviar o estresse flutuando?

Por Cacá Filippini

Benefícios da flutuação
Foto Arquivo Pessoal

Dias corridos, demandas excessivas, o famoso tic-tac que não para e situações que parecem nos engolir. Quem nunca passou por isso e desejou voltar ao útero de sua mãe?

E esse desejo não é á toa. Pelo contrário. É no útero de nossa mãe que tudo começa. É ali que somos gerados e nos desenvolvemos. Mesmo que “apertadinhos”, é o local mais aconchegante e calmo do mundo. Vivemos quentinhos, protegidos e acolhidos. Mas, aí, somos trazidos pra cá, nesse mundão, cheio de desafios, inquietudes e tantas coisas para lidarmos.

Mas a boa notícia é que entre as minhas andanças em busca de #ESCAPES, conheci uma das terapias que até o momento, mais se aproximou dessa sensação de “estar protegida, calma, acolhida e relaxada”: a chamada flutuação.

Uma experiência de flutuar sem esforço, como no Mar Morto, que objetiva reduzir as tensões do dia-a-dia e permite atingir momentos únicos físicos e sensoriais.

Meu primeiro momento aconteceu em uma banheira aberta, durante minha visita ao Botanique Hotel & Spa na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Lá há uma área dedicada ao que chamam de SPA da Água, disponível a todos os hóspedes,

Benefícios da flutuação
Foto Arquivo Pessoal

Sem qualquer esforço, flutuei tão logo entrei na banheira e por ali permaneci por 15 minutos, em meia luz, com uma música relaxante de fundo e imagens de paisagens naturais. Ambiente acolhedor e seguro com água aquecida e sais naturais desenhado para oferecer uma terapia de privação sensorial que silencia os estímulos externos para liberar e ativar a mente na sua singularidade.

Recentemente, visitei o Flutuar Float Center, em São Paulo. Uma instalação devidamente preparada para quem quer experimentar essa “volta às origens” e que utiliza tanques fabricados com alta tecnologia, similares á capsulas. É ali que a mágica acontece.

Benefícios da flutuação
Foto Arquivo Pessoal

Adotada por muitos médicos, já se sabe que a flutuação, além de causar bem estar imediato, tem viés terapêutico, como provado em estudos científicos – como o realizado em fevereiro desse ano no Plos One.

Após sessões de flutuação, os participantes apresentaram redução de dores, fadiga, ansiedade, depressão, estresse e aumentaram de forma significativa a sensação de relaxamento, felicidade, energia, renovação e bem estar em geral.

E lá estava eu, em uma sala isolada com um tanque individual já preparado com a solução de Sal Epsom à temperatura do corpo e com uma luz azulada. Devidamente pronta (recomenda-se usar roupas de banho e protetores auriculares), entrei no tanque e abaixei a tampa, como se estivesse em um casulo. Me acomodei com a ajuda de uma bóia de apoio para o pescoço.

A principio, fiquei um pouco desconfortável. Acredito que o motivo seja o receio de relaxar demais e afogar. Mas é 100% seguro, uma vez que seu corpo flutua sozinho, sem qualquer esforço seu.

Então, aos poucos, fui me acomodando e me entregando. Uma música relaxante soava pelos primeiros 10 minutos, tem o qual deixei meu corpo ser levado pela sensação de profunda entrega.

Apaguei a luz (recomenda-se que fique em escuridão total), fechei meus olhos e limpei minha mente. Como em uma meditação, ali permaneci e o tempo voou – sinal que gostei!
Ao atingir um estado de profundo relaxamento físico e mental, a ansiedade deu lugar à paz interior e ao bem-estar. Nos minutos finais, jatos de água são liberados e seu corpo dança literalmente conforme a movimentação d´água. Que delícia!

Leia mais

#Escapes: uma pausa para o SPA e sua história
#Escapes: minha escapadinha para o relaxamento imediato
#Escapes: projeto de Cacá Filippini propõe uma pausa na rotina corrida

Confesso que sai de lá encantada e revigorada, mesmo com uma sensação de preguicinha devido ao relaxamento.

É válido dizer que o Sal Epsom tem benefícios como:

• Alívio de dores no corpo, na cabeça e enxaquecas;
• Melhora na circulação sanguínea e redução de processos inflamatórios;
• Auxílio na remoção de toxinas e processos de desintoxicação

Aliado ao tanque, podemos dizer que a flutuação proporciona:

• Relaxamento profundo: Redução de estresse, ansiedade e tensões
• Alívio: Recuperação de fadiga muscular, alívio de dores e inflamações
• Meditação: Estimula a transcendência, a concentração, a criatividade e a memória
• Auto-conhecimento: Expansão da consciência, auto-confiança e lembranças

E você, tem buscado alternativas para viver mais e melhor? Que tal fazer menos do mesmo? Conte pra gente,marcando #ESCAPES em suas fotos e vídeos e acompanhe a nossa busca por mais experiências de válvula de escape.

Nos vemos na próxima quinta-feira!