5 razões pelas quais você ganhou pelos no queixo de repente

Por Elizabeth Bacharach – Women’s Health EUA

pelos no queixo
Foto Shutterstock

Você está perto de um espelho de aumento fazendo limpeza da sobrancelha quando começar a examinar o resto do rosto. E aí nota que tem alguns pelos no queixo. Bom, você pode arrancá-los. Mas agora está pensando: “eu deveria estar preocupada? Isto aconteceu para outra pessoa? Isso vai voltar?”

Primeiramente, vamos interromper o que poderia se transformar em uma preocupação desnecessária. Encontrar um fio ou outro no queixo ocasional é bastante comum em mulheres e não deve ser motivo para nervoso.

Todas as mulheres têm uma certa quantidade de pelos finos no rosto. Mas você também pode notar periodicamente fios escuros e grosseiros no queixo – que também são totalmente normais. Certos hormônios – especificamente andrógenos ou outros “hormônios masculinos” como a testosterona – podem fazer com que você desenvolva alguns pêlos mais grossos e escuros aqui e ali, caso eles desequilibrem.

As mulheres também produzem esses hormônios, embora em níveis mais baixos que os homens. E eles podem ficar de fora devido a fatores como gravidez, menstruação, menopausa, entre outras razões. E sim, você pode arrancar, usar cera, deixar lá ou fazer o que quiser com os pelos faciais. É uma escolha totalmente pessoal!

Leia mais

Melhor jeito de tirar pelos do nariz
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre pelos no bumbum
Esta é a melhor forma de raspar a virilha sem ficar com pelos encravados

“Mas se você começar a notar um crescimento excessivo, isso pode significar que você tem níveis anormalmente altos de hormônios andrógenos, ou uma sensibilidade aumentada nos folículos pilosos, mesmo para níveis normais de hormônios andrógenos”, explica Minisha Sood, endocrinologista em Nova York (EUA). Esta é uma condição conhecida como hirsutismo, de acordo com a U.S. National Library of Medicine (NLM).

Às vezes, você simplesmente não sabe a causa por trás do hirsutismo. Em outros casos, ele está relacionado a um problema de saúde subjacente. As condições abaixo são alguns culpados bem conhecidos que muitas vezes causam pelos no queixo.

5 razões pelas quais você de repente ganhou pelos no queixo

1. Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

Afetando cerca de 10% das mulheres em idade fértil, a SOP é caracterizada por cistos que crescem nos ovários, o que pode impedir a maturação dos óvulos e, muitas vezes, causar problemas de fertilidade, de acordo com o Office of Women’s Health (OWH).

A síndrome também pode afetar seus níveis hormonais, levando ao ganho de peso, menstruação irregular, acne e, sim, aumento do crescimento de pelos. Pessoas com SOP frequentemente notam crescimento excessivo de fios especificamente no que Sood se refere como “áreas dependentes de androgênios”, como o queixo. Se você tem SOP, também pode notar pelos grossos e escuros no abdômen, parte superior das coxas, região lombar e bumbum.

Soa familiar? Sua melhor aposta é ver um endocrinologista para determinar o que está acontecendo.

2. Tumores ovarianos ou adrenais

Embora não saibamos a causa exata, os crescimentos ou massas nos ovários podem realmente aumentar a produção de hormônios andrógenos causadores de pelos faciais. Esses tumores também podem levá-la a sentir dor, pressão pélvica ou sangramento vaginal irregular.

Se você tiver todos ou alguns desses sintomas, é hora de visitar seu médico. Ele poderá solicitar exames médicos apropriados para determinar se há um crescimento ovariano no corpo responsável pela superprodução de testosterona. Não se preocupe: a maioria desses tumores é benigna, embora possa ser maligna (em casos raros).

“Os crescimentos também podem acampar em suas glândulas suprarrenais, que são pequenas glândulas localizadas no topo de cada rim”, de acordo com Sood. “Muitos desses tumores são assintomáticos, mas se eles estão de fato produzindo hormônios em excesso, você pode ter outros sintomas como ganho de peso inexplicável, hematomas, acne, pressão alta, níveis elevados de glicose (açúcar), alterações no odor corporal, entre outros sinais”, completa.

Leia mais

Os 10 vídeos de pelos encravados mais intensos de todos os tempos
Saiba tudo sobre fotodepilação, procedimento que remove pelos sem dor

Consulte seu médico se tiver algum desses sintomas, para que ele possa fazer uma avaliação adequada e determinar o que está acontecendo. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para remover um tumor ovariano ou adrenal (mesmo que seja benigno). Mas, do lado positivo, o crescimento provavelmente não retornará depois que for removido, de acordo com a NLM.

3. Síndrome de Cushing

Esse distúrbio hormonal, como o hipercortisolismo, pode ser o resultado da exposição prolongada a níveis elevados de cortisol, um hormônio produzido pela glândula adrenal, de acordo com o NLM. A síndrome de Cushing também pode ser causada por uso de corticosteróides (um tipo de esteróide redutor da inflamação) por um período prolongado ou por um tumor adrenal.

Sood recomenda falar com o seu endocrinologista para uma avaliação adrenal, que incluiria exames de imagem e sangue e urina para verificar os níveis anormais dos hormônios específicos feitos pelas glândulas suprarrenais.

4. Resistência à insulina ou diabetes

Quando você é resistente à insulina, seu corpo não responde adequadamente a ela – um hormônio que ajuda a transformar açúcar em energia, de acordo com a NLM. Então, em vez disso, o açúcar no sangue fica elevado, o que pode levar a pré-diabetes e diabetes. “A resistência à insulina também pode aumentar os níveis de testosterona do corpo e, assim, a quantidade de pelos faciais e corporais cresce também”, explica Sood.

Como você percebe se é isso? Estar cada vez mais cansada, urinar com mais frequência e sentir-se fraca são todas as formas que seu corpo usa para dizer que está com problemas relacionados com a resistência à insulina. Seu médico pode pedir exames de sangue para determinar se você tem diabetes. Quando a resistência à insulina do seu corpo estiver no controle, há uma boa chance de que o crescimento dos pelos volte ao normal.

5. Gravidez

Como você provavelmente sabe, seus hormônios ficam um pouco descontrolados quando está grávida. O que ocorre é um aumento nos níveis de testosterona. Mas espere – os níveis de estrogênio também aumentam durante a gravidez, certo? Sim. “Assim, a maioria das mulheres não apresenta sintomas como o crescimento de pelos indesejados, apesar dos hormônios masculinos”, disse Sood.

Mas há sempre um “mas”, né? Este não é o caso de todas as mulheres. É muito difícil prever exatamente o que as alterações hormonais relacionadas à gravidez trarão. Portanto, nunca hesite em chamar seu obstetra porque, de acordo com Sood, um simples exame de sangue pode ajudar a determinar se o problema do queixo ou pelos faciais é por outro motivo.