O que são alimentos funcionais?

Por Giulia Villa Real Seabra

O que são alimentos funcionais
Foto: Shutterstock

O que a gente consome faz muita diferença no tratamento de diversas doenças crônicas, mas você sabe o que são alimentos funcionais e qual sua importância para o nosso organismo? Entenda e adicione já na sua dieta!

O que são alimentos funcionais

Como o nome diz, os alimentos funcionais são aqueles que acumulam funções importantes para nutrição do nosso organismo. “Eles podem ser definidos como alimentos ou ingredientes inseridos em algumas comidas, que vão oferecer algum benefício para nossa saúde. Os benefícios vão além das funções nutricionais básicas”, explica a nutricionista da Clínica Novazzi e Team Novazzi, Giselle Santos.

Esses alimentos desempenham um papel importante no combate a diversos tipo de doenças crônicas e são grandes aliados das dietas balanceadas. Porém, o ideal é que eles sejam consumidos como forma de prevenção e não de tratamento. “Para que os benefícios que esses alimentos trazem sejam alcançados, a gente precisa consumi-los de uma maneira regular”, afirma a nutricionista.

Alerta da doutora

Apesar de serem extremamente benéficos e serem importantíssimos na dieta de pessoas com problemas crônicos como a diabetes e doenças vasculares, os alimentos funcionais não substituem o tratamento com medicamentos. É importante pensar que eles não substituem os medicamentos, mas sim servem como um complemento.

Além disso, os alimentos funcionais não são milagrosos. Se você não tem uma dieta balanceada e consumir esses alimentos eles, certamente, não irão te livrar de contrair doenças crônicas.

Leia mais

Mindfullness também funciona na hora da alimentação?
10 benefícios do pepino que você não deve ignorar
Profissional explica como chocolate pode ajudar a aumentar o metabolismo

Quais são os alimentos funcionais

Segundo a nutricionista, o peixe é um exemplo de alimento funcional. Além de ajudar  ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, ele ajuda no controle dos índices de triglicérides. Outro exemplo é a aveia, ela ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, (interessante para diabéticos ou pro pré-diabeticos), além de aumentar a sensação de saciedade. 

Além do peixe, a quinoa também se enquadra como um alimento funcional. Está entre os quatro  melhores alimentos para serem consumidos, ajuda na redução da glicemia, controla o triglicérides, auxilia na constipação intestinal e é rica em triptofano, aminoácido que ajuda a liberar a serotonina, hormônio da felicidade, no cérebro.

Ainda, a nuticionista ressaltou o cacau como um alimento funcional, tem um fitoquímico chamado de flavonóide, que age como antioxidante, combatendo doencas cardiovasculares, controlando os níveis de colesterol, é diurético e estimulante, sendo uma grande fonte de energia.

Outros exemplos do que são alimentos funcionais

– Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas)

– Chá verde 

– Framboesa, uva roxa, mirtilo, amora 

– Vinho tinto 

– Linhaça 

– Chia 

– Batata yácon

Como introduzir na sua rotina

Agora que você já sabe o que são alimentos funcionais, a profissional indica a melhor maneira de introduzi-lo na sua rotina: evitando industrializados. “A  maioria dos alimentos que consideramos funcionais não são encontrados dentro de pacotes e latas. São aqueles que vem do plantio e que você consegue preparar em casa”, conta.

Leia mais

Alguém pode explicar por que eu não consigo parar de comer?
6 benefícios da quinoa que você precisa conhecer
5 atitudes que vão te ajudar a controlar a vontade de comer doce

Dica de receita 

Shake 

Ingredientes

  • Banana congelada
  • Abacate
  • Aveia
  • Óleo de coco
  • 2 a 3 tabletes de chocolate 70% cacau.

Modo de preparo

Bater no liquidificador com água de coco e sirva.