10 benefícios do pepino que você não deve ignorar

Por Marissa Miller – Women’s Health EUA

benefícios do pepino
Foto Shutterstock

Imagine um copo de água cheio de fatias de pepino. Há algo mais refrescante do que isso? Pontos extras se você colocar essas fatias sobre suas pálpebras depois. Mas quando se trata de comê-lo? Você conhece os benefícios do pepino?

Bom, temos boas notícias para quem adora por esse alimento no prato. “Como qualquer vegetal, pepinos têm benefícios para a saúde, e mesmo que não sejam tão reconhecidos como a couve, por exemplo, não significa que eles não são bons”, diz Jessica Perez, nutricionista dos Estados Unidos. Portanto, agora você (finalmente!) conhecerá todos os benefícios do pepino!

10 benefícios do pepino que você não deve ignorar

1. Pepinos são super nutritivos

Aqui está a informação nutricional para uma xícara de pepinos:

Calorias: 16
Proteína: 1 g
Gordura: 0 g (0 g saturada)
Fibra: 1 g
Carboidratos: 4 g
Açúcar: 2 g
Sódio: 2 mg

E além disso, os pepinos contêm muitos nutrientes importantes:

Vitamina C: 14% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
Vitamina K: 62% do IDR
Magnésio: 10 por cento do IDR
Potássio: 13 por cento do IDR
Manganês: 12% do IDR

2. Eles contêm antioxidantes e micronutrientes

Os cientistas têm trabalhado duro para desbancar a ideia de que pepinos são basicamente complementos de salada. De acordo com o Journal of Aging Research e Clinical Practice, pepinos contêm um grupo de polifenóis chamados lignanas, que podem ser úteis no tratamento de cânceres relacionados ao estrogênio.

Perez diz que eles também contêm outros tipos de antioxidantes como beta-caroteno e flavonóides, que ajudam a combater a inflamação e proteger as células contra doenças crônicas.

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3. Ajudam a manter sua pressão arterial sob controle

A hipertensão arterial, ou hipertensão, pode deixar você em risco de desenvolver um aneurisma, derrame ou pior. Uma vez que os pepinos são ricos em potássio eletrólito, eles podem reduzir a retenção de água induzida por sódio e, portanto, reduzir a pressão arterial, de acordo com a American Heart Association.

Mas, é claro, pepinos não vão compensar o dano de um saco inteiro de batatas fritas por dia, então se você tiver pressão alta, certifique-se de também reduzir hábitos prejudiciais (como fumar, manter um estilo de vida sedentário e comer alimentos saturados com excesso de gordura e colesterol).

4. Eles podem manter sua digestão forte

Basicamente todas as calorias em pepinos (e sim, não há muitas) vêm da fibra. De acordo com Perez, a fibra ajuda a melhorar a saúde intestinal e a regularidade do movimento intestinal. Além disso, é benéfica no manejo de certas condições, como diabetes e colesterol alto, e até preenche o estômago para evitar que você coma em excesso.

5. Os pepinos mantêm você mega-hidratada

Manter-se hidratada é crucial para transportar nutrientes para as células, prevenir a constipação e eliminar as bactérias, para citar apenas algumas coisas. Perez diz que comer pepinos pode ajudá-la a atingir sua ingestão diária recomendada de líquidos (oito xícaras de água).

“A quantidade de água que você ingerir de pepino depende do tamanho da sua porção, mas como eles são feitos de 95% de água, você pode ter certeza que uma xícara irá contribuir significativamente para suas necessidades de água”, de acordo com Bonnie Taub-Dix, nutricionista e criadora de BetterThanDieting.com (EUA).

6. Eles mantêm seu intestino feliz

Como mencionado, os pepinos possuem muita fibra, o que é ótimo para um intestino saudável. Mas quando você os come em forma de salmoura, eles são realmente superstars nesta categoria. Pickles são feitos de pepinos com a mistura certa de especiarias, sal e vinagre em conserva. “O processo de fermentação os torna combustível perfeito para o seu intestino”, diz Taub-Dix. O aumento das “boas bactérias” em seu intestino está associado a uma série de benefícios, como melhor imunidade e intestinos funcionais.

7. Eles podem ajudar a promover um peso saudável

Não há um alimento ou exercício específico que seja o único responsável pela perda de peso ou manutenção, mas os pepinos certamente são um ótimo complemento para isso. “Eles podem ajudar com a perda de peso, no sentido de que, se você se encher deles, será menos provável que coma fast food, já que podem ser um alimento muito farto”, diz Perez.

8. Pepinos podem ajudar a regular o diabetes

Semelhante a como eles podem ajudá-la a manter um peso saudável, pepinos são necessários para manter a diabetes sob controle. Perez, mais uma vez, observa que, por serem ricos em água, eles se expandem em seu estômago. Com isso, reduzem o desejo por lanches açucarados, o que é uma ótima maneira de regular os níveis de insulina.

9. Eles podem ajudar a fortalecer seus ossos

O cálcio não é o único nutriente que mantém os ossos fortes – a vitamina K também. Um estudo da revista PLos Medicine descobriu que mulheres na pós-menopausa que tomaram cinco miligramas de vitamina K por dia durante dois anos tiveram 50% menos fraturas do que o grupo que não consumiu. Como a vitamina K ajuda a coagular o sangue, no entanto, converse com seu médico antes de qualquer aumento repentino na ingestão de pepino, se você estiver tomando anticoagulantes.

10. Eles são super versáteis na culinária

Além de todos esses benefícios do pepino, ele ainda tem um sabor super neutro, então funciona muito bem em vários pratos, ou como um simples lanche.