O hijab é o véu usado para cobrir a cabeça de mulheres muçulmanas. Muitas vezes, infelizmente, ele representa um obstáculo em certas situações, como por exemplo, a prática esportiva. Foi o caso da filha de Nazira Bemath, Malaika, e suas amigas. A menina relatou à mãe que elas e algumas amigas não queriam praticar esportes devido ao hijab ser inadequado. Nazira resolveu ajudar, inicialmente a filha, e posteriormente outras meninas, por meio de hijabs especiais.
Leia mais + Mulher roubou 40 vibradores na Espanha e distribuiu entre as amigas + Ação promove cuecas absorventes para homens que menstruam + Horóscopo de fevereiro: saiba o que esperar
Hijabs especiais
Ela criou a Hijab Active, empresa com uma linha de véus especiais para a prática de esportes. O véu criado é respirável e leve para ser usada durante atividades físicas, além de ter grampos de segurança para manter o tecido na cabeça.
“Minha filha Malaika é uma atleta interessada e percebeu que muitas de suas colegas muçulmanas observaram que o hijab não era adequado para praticar esportes na escola”, explicou a gerente de relações públicas ao jornal Mirror. “Minhas meninas amam esportes – e foi por isso que comecei a criar esse hijabs de tecido respirável. Mais importante do que isso, porém, é incentivar as meninas muçulmanas a praticar esportes, o que não é feito por ninguém”.
No momento, o hijab está sendo testado na escola da filha em Londres, local onde Nazira e a filha moram, sendo vendido por £12.99, cerca de R$73. Todavia, ela espera em breve lançá-lo em outras escolas do Reino Unido a um preço acessível e inspirar outros empreendedores por aí.