#Escapes: Uma escapada familiar ao Beach Park

Por Cacá Filippini

Beach Park
Foto: Arquivo Pessoal

2020 começou com tudo e em um piscar de olhos, já estamos em meados de fevereiro, planejando nossa escapadinha de Carnaval, não é mesmo?

Pensando nisso, o #Escape dessa semana, traz um momento pra lá de especial para inspirar você, leitor, que tem filhos e que talvez esteja mergulhado na rotina diária, e não percebeu que os anos estão passando e a oportunidade de construir memórias em família, está indo com eles.

Leia mais
+ #Escapes: Uma aventura em Chicago, nos Estados Unidos
+ #Escapes: A experiência de esquiar em Valle Nevado, no Chile
+ Aqui e agora: Como reduzir a ansiedade com essa filosofia de vida?

Os benefícios de viajar com crianças

familia - Arquivo pessoal
Foto: #JuntoseMisturados – Arquivo Pessoal

Já se sabe que viajar com crianças traz alguns benefícios para a saúde, desde tirar os pequenos da frente das telas de tv e telinhas dos celulares – fazendo com que se mexam mais, até contribuir para o desenvolvimento emocional – uma vez que a falta de tempo livre na agenda diária deles, pode causar quadros de ansiedade.

Estudos também comprovam que brincar ao ar livre aumenta as taxas de vitamina D, o que previne doenças respiratórias e outros problemas de saúde. Ambientes mais naturais também favorecem o desenvolvimento cognitivo bem como podem ajudar na redução dos sintomas do transtorno de déficit de atenção e da hiperatividade.

E o mais importante, viajar é criar lembranças. Em tempos de correria, é difícil desenvolver atividades coletivas ou curtir um tempo em família. Por isso, viajar é a desculpa perfeita para recuperar o tempo “perdido” e melhorar o vínculo entre pais e filhos.

Sobre o Parque Aquático Beach Park

Entrada Beach Park - Arquivo Pessoal
Beach Park, o destino de Cacá Filippini e sua família – Arquivo Pessoal

Agora chega de blá, blá, blá e bora desembarcar no Parque Aquático Beach Park, no litoral nordestino brasileiro, mais precisamente na Praia de Porto das Dunas, Munícipio de Aquiraz, a 27km de Fortaleza, onde eu, meus 2 filhos, meu companheiro e seus 2 filhos vivemos momentos de muita adrenalina, união e diversão.

Rodinha nos pés que sou, sempre busquei conhecer novos lugares com meus filhos, mas sempre tive muita prudência em relação ao destino, em especial pelo fato do meu filho mais novo, ser atípico (termo que usamos para nos referir ao indivíduo Autista). Talvez não seja do conhecimento de todos, mas lugares com muita gente e muita informação, podem causar confusões mentais aos atípicos, assim como, filas e longas esperas, também os desestabilizam, deixando-os nervoso com facilidade. Por isso, parques de diversão, sempre foram desafiantes para nós. Mas já que dessa vez, o pedido veio dele, conversamos entre nós e decidimos fazer as malas!

Medidas especiais para o conforto de todos da família

Rafael, filho mais novo de Cacá se divertindo em Beach Park – Arquivo pessoal
Rafael, filho mais novo de Cacá se divertindo em Beach Park – Arquivo pessoal

Tenho que ressaltar que hoje, o Beach Park adota algumas medidas que dão mais conforto a visita do autista, como pulseirinhas de identificação que garantem a preferência na fila e o acolhimento dos funcionários em caso de alguma desestabilização emocional. Além disso, os investimentos com treinamentos, são destinados à todos os funcionários, garantindo um tratamento diferenciado em todo o complexo, que além de praias, envolve quatro resorts e ampla rede de lounges e restaurantes. E ao sabermos disso, nos sentimos mais tranquilos.

Não posso deixar de compartilhar que sentimos isso, tão logo chegamos no apartamento que nos hospedamos, ao encontramos uma tartaruga de pelúcia na cama destinada ao meu mais novo (Atípicos se sentem mais seguros com objetos que criam laços, como pelúcias e brinquedos) como uma das ações que partiram da equipe do parque e que nos surpreendeu positivamente. Outro ponto que não deixo de destacar, foi a disposição de uma das funcionárias, ao abrir caminho para nós, na subida da escada rumo á um dos tobogãs. Pacientemente, ela nos guiou e ainda, fez com que meu filho se sentisse confiante em descer na atração, pela primeira vez.

6 - 1 - FOTOS DO BEACHPARK-2
Primeira descida de Cacá e seus filhos, assistida por uma funcionária do Parque treinada para lidar com autistas – Imagem cedida por Beach Park e Kodak

Beach Park: Muita adrenalina

Isso posto e comprovado na prática, posso dizer que nossos dias foram muito mais tranquilos que o esperado, aliás, confesso que me surpreendi ao vê-lo se divertindo com um friozinho em sua barriga, cada vez que curtia uma das 18 atrações do Parque. E aí posso dizer que nesse quesito, aventura não faltou mesmo, pelo contrário, nossos índices de adrenalina se mantiveram altos. O que é ótimo para a saúde, já que a adrenalina fortalece a imunidade, melhora o desempenho em geral e ainda eleva a autoconfiança.

Pesquisas comprovam que “abraçar” a adrenalina em situações aventurosas e viver para contar a história, aumenta os sentimentos de euforia. Ter mais confiança em si mesmo e suas habilidades não só poderá ajudá-lo a se tornar mais aberto as novas experiências, mas também aumenta os sentimentos de bem-estar e evita futuros sentimentos de estresse crônico e nocivo. E ainda, vários estudos demonstraram que as frequências cardíacas induzidas pelo estresse (entre 115 e 145 BPM) podem levar a melhores habilidades motoras complexas. Ou seja, não é a toa que a sensação de bem-estar e alegria tomou conta de todos nós!

Atrações no Beach Park

VaiKunTudo

Foram 4 dias transformadores, não apenas para o nosso pequeno, que estava experimentando algo novo e superando algumas de suas dificuldades, mas para todos nós. Eu, como mãe, esposa, profissional, dona de casa e mulher … tirei o pé do acelerador e me joguei literalmente. Meu filho mais velho, hoje com 22 anos, brincou como quando era criança, sem autojulgamento e de forma perene. Meus enteados, se divertiram com o pai, comigo, com meus filhos e nos unimos ainda mais, reiterando o que chamo de #JuntoseMisturados. A relação de querer cuidar um do outro, estava nítida. De uma forma fluida, queríamos estar todos sempre juntos, seja para despencar de uma das atrações mais emocionantes, o VaiKunTudo ou mesmo para curtir um pouco da piscina de ondas.

3 - 1 - FOTOS DO BEACHPARK
Cacá Filippini e sua família na atração VaiKunTudo – Imagem cedida por Kodak e Beach Park

Wellness Beach Park Resort

Subíamos as escadas no maior pique e antes mesmo de descer a atração, já estávamos combinando o que viria depois. Nos desafiávamos o tempo todo e nos dividíamos em boias de modo que todos aproveitassem, sem deixar ninguém para trás. E tão logo o parque fechava, lá estávamos nós fazendo planos para jogar vôlei na piscina do Wellness Beach Park Resort ou curtir o salão de jogos. Até quando fui fazer meu treininho na academia, tive companhia.

hotel
Piscina do Wellness Beach Park Resort – Foto de Divulgação

Arrepius

E assim, o novo dia chegava e lá estávamos nós, ansiosos para curtir mais um dia radical. Ao longo da nossa estada, fomos nos permitindo um pouco mais de emoção e aproveitando as descidas mais altas, como do Arrepius, um super brinquedo que reúne 5 toboáguas com percursos diversos, sendo um deles, por exemplo, o Skybox, um toboágua que o chão se abre e você despenca por um tubo, tendo a sensação de queda livre.

5 - 1 - FOTOS DO BEACHPARK-1
Registro da descida de Cacá e Rafael na atração Arrepius em Beach Park – Imagem cedida por Kodak e Beach Park

Aí, você deve estar se perguntando se nos aventuramos no Insano … tobogã com a descida de 41m de altura e que chega a 105km/h … e eu te digo, tínhamos que deixar algo para a nossa volta, né? (risos)

Foto divulgação Beach Park
Foto: Divulgação Beach Park

Dica da Cacá

As responsabilidades diárias fazem com que a gente deixe a viagem sempre para “amanhã”. Mas nunca é tarde para lembrar que “hoje” é um bom dia para planejar algo com quem você ama, mesmo que seja apenas uma escapadinha. No nosso caso, foram apenas 4 dias, mas tão memoráveis que seguem na lembrança e nos planos de todos aqui de casa. Então, não perca mais tempo e vá curtir o que realmente importa.

Eu sou Cacá Filippini, redatora do #Escapes e espero te encontrar na próxima semana com mais uma dica de escapada 😉