Se você estava precisando de um empurrãozinho para deixar suas refeições mais saudáveis, aqui vai um bom motivo. Um estudo feito por pesquisadores de Harvard (EUA) e publicado no International Journal of Cancer apontou que comer mais de 5 porções de vegetais por dia pode reduzir em até 11% o risco de câncer de mama.
Para chegar a estes resultados, foram analisadas mais de 182 mil mulheres ao longo de 37 anos. A cada quatro anos, as participantes preenchiam questionários que posteriormente foram comparados pelos cientistas.
Leia mais
13 famosas que são veganas e têm orgulho disso
Alimentação vegetariana: conheça 5 impactos positivos para a saúde
Vai comer fora? Saiba quais as opções menos calóricas e mais nutritivas
Com isso, os pesquisadores avaliaram as chances de câncer de mama em mulheres que comeram 5,5 porções e nas que consumiram menos de 2,5. O resultado, então, foi de que o risco era menor para aquelas que comiam mais vegetais diariamente.
Vale ressaltar outros fatores de risco para o câncer – como idade, peso, tabagismo e histórico familiar – foram retirados das perguntas.
Quais deles são os mais benéficos?
Antigamente os cientistas acreditavam que o alto teor de fibras era o que protegia o organismo contra células cancerígenas. Contudo, a nova pesquisa concluiu que os alimentos mais eficazes têm outras propriedades, independente das fibras.
“Os mais poderosos são os ricos em antioxidantes e alguns outros micronutientes”, explica Maryam Farvid, pesquisadora do departamento de nutrição de Harvard responsável por conduzir o estudo desde os anos 80. Vegetais laranjas e amarelos e variedades de folhas, como repolho e couve-flor, foram apontados como os mais benéficos.
“Nossos resultados podem dar um impulso a mais para as mulheres aumentarem a ingestão de frutas e vegetais no dia a dia”, completou Heather Eliassen, cientista coautora do estudo.