Vai comer fora? Saiba quais as opções menos calóricas e mais nutritivas

Por Gabriela Leão

Especialista dá dicas para comer sem culpa

Quem nunca se perguntou qual seria o melhor prato do cardápio para matar a fome, se deliciar, mas sem perder a linha em pratos muito calóricos? Nutricionista clínica e funcional de São Paulo, Jéssica Amorim dá algumas dicas para maximizar a nutrição e diminuir as calorias escolhendo as melhores opções em restaurantes.

Italiano/pizza

Pegue apenas uma fatia e peça uma salada que contenha tomates, queijo, cogumelos ou pimentas-vermelhas assadas (todas opções que saciam). Em vez de colocar ketchup na pizza, tempere com uma pequena quantidade de pesto – as gorduras boas desse molho vão ajudar você a absorver os nutrientes da salada.

Chinesa/Tailandesa

Escolha uma sopa de entrada – estudos mostram que isso faz você comer menos, de modo geral. Depois peça sua carne favorita cozida no vapor. Dobre a quantidade de vegetais no macarrão ou arroz. Por conta do alto teor de sódio no shoyu, tente não abusar dos molhos.

Mexicana

Feijões parecem a escolha mais inteligente, mas geralmente são cozidos com gordura. Já tacos de carne são cheios de proteína magra e ferro – nutriente essencial para a boa performance física. Peça com tortilhas, adicione um pouco de guacamole e coma com pico-de-gallo, uma das opções mais frescas do menu e que adiciona à refeição uma dose extra de vitamina C. “Muitas pessoas têm receio do abacate por conta das calorias. Porém ele é mais calórico por ser rico em gorduras saudáveis, o que auxilia no emagrecimento, além de melhorar a saúde cardiovascular”, ensina Jéssica.

Padaria/lugares para montar sanduíche

Crie um lanche com pepinos, tomates, azeitonas, pimentas-verdes, abacate, picles e espinafre. Peça para adicionar o dobro de proteína (da carne menos processada, fique longe de presunto e salame). E experimente mostarda ou homus em vez de maionese.

* O texto faz parte da matéria “A alegria de não cozinhar”, da ed.97, de setembro de 2017. A revista está disponível para download através do nosso aplicativo, em Android e iOS. Clique aqui e saiba como.

COMPARTILHAR