O Campeonato Paulista lançou uma nova campanha no início desta semana, para incentivar e ampliar a presença feminina nos estádios durante os jogos de futebol. Os 16 clubes participantes da série A do Paulistão Sicredi 2020 já declararam apoio ao movimento #ElasNoEstádio.
A cada temporada da competição será declarado um tema de impacto social seguindo um mote específico e, neste ano, a vez foi delas. Toda a ideia surgiu a partir da análise de duas pesquisas: Datafolha e Ibope/Repucom que revelaram o baixo número de mulheres presentes durante jogos de futebol.
+ Leia mais Queime calorias: 10 melhores exercícios para perda de peso Campanha da adidas celebra mulheres em todos os esportes; veja vídeo Tomar sol no períneo faz bem? Entenda alvoroço na internet
Presença de mulheres no estádio
Pesquisa encomendada pela Federação Paulista de Futebol e realizada em dezembro se propôs a escutar três perfis de mulheres: as que não frequentam estádio, as que vão eventualmente e as assíduas dos jogos.
Além de revelar que, em média, apenas 14% do público que frequenta os estádios, no Paulistão, é feminino, a pesquisa indicou o motivo para isso. Segundo resultados, o conceito familiar ou social de que o estádio não é local adequado para mulheres é um dos principais fatores para afastar o público feminino do futebol. E que, neste contexto, as mulheres entrevistadas relatavam a falta de companhia ou incentivo em seu círculo social para frequentar as partidas.
Com essas informações em mãos, FPF e os clubes participantes lançaram o movimento #ElasNoEstádio.
Quais são as iniciativas da campanha #ElasNoEstádio
- Atendimento especial às mulheres nos estádios, para que possam relatar assédio, ofensas e violência. Nos jogos na capital, haverá, preferencialmente, delegadas para atender o público feminino.
- Abertura de canal de comunicação exclusivo para mulheres darem sugestões, criticarem ou até mesmo denunciarem crimes ou ofensas: elasnoestadio@fpf.org.br;
- Incentivo a coletivos e grupos femininos para que possam ir juntas aos estádios.
Mais ações específicas ainda devem surgir, tudo para garantir uma experiência positiva e confortável para as mulheres nos estádios.
#ElasNoEstádio: Entrevista seletiva
Parece que o jogo virou! Apenas jornalistas mulheres e cinegrafistas puderam acompanhar in loco a entrevista da diretora de futebol feminino da FPF e embaixadora do #ElasNoEstádio, Aline Pellegrino, e da coordenadora de Marketing do Botafogo-SP e representante dos clubes, Laura Louzada. Repórteres homens assistiram a coletiva pela TV.
Os clubes
Principais participantes do torneio já se manifestaram nas redes sociais:
Clubes do @Paulistao com a FPF lançam o movimento #ElasNoEstádio. O Peixe convida todas suas torcedoras a irem aos jogos e ocuparem as arquibancadas, chamarem as amigas, acompanharem a família, e estarem no lugar que é de vocês. Nós precisamos de vocês! pic.twitter.com/uc64NKrJgG
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) January 21, 2020
Lançamos um movimento junto com a Federação Paulista de Futebol para incentivar mulheres a irem aos jogos! #PalmeirasDeTodos #ElasNoEstádio #ElasNoAllianz pic.twitter.com/tauKGWl5ei
— SE Palmeiras (@Palmeiras) January 21, 2020
#ElasNoEstádio: Apenas 14% do público que frequenta os estádios do Paulistão é feminino, aponta o Datafolha. Diante desse número, FPF e clubes do Paulistão lançam movimento para incentivar mulheres a irem aos jogos!
Saiba mais no https://t.co/yWhgri4URB
? Bruno Teixeira pic.twitter.com/uUwuxnZqSo
— Corinthians (@Corinthians) January 21, 2020
Nesta segunda-feira, o São Paulo, a FPF e outros 15 clubes do Paulistão, lançaram a campanha #ElasNoEstádio, cujo foco é atrair mais mulheres aos jogos, com segurança, respaldo e incentivo para que a presença feminina cresça no Paulista 2020. pic.twitter.com/d4wulddpRZ
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 21, 2020