5 atitudes que vão te ajudar a controlar a vontade de comer doce

Por Ana Paula Ferreira

vontade de comer doce
Foto Shutterstock

Se você faz parte do grupo das pessoas que consideram os doces um dos grandes prazeres da vida, fique atenta à quantidade que anda consumindo. Isso porque esse desejo, muitas vezes, pode se tornar uma compulsão e prejudicar a saúde.

Sentiu que precisa de ajuda para controlar a vontade de comer doce, mas não sabe por onde começar? Fique tranquila. Apostar em algumas atitudes simples no dia a dia pode mudar tudo.

“Os doces não são proibidos, mas devemos refletir e fazer boas escolhas, possibilitando escolher um lanche mais saudável e que traga benefícios para a saúde”, explica Carolina Pimentel, nutricionista e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition.

E nem sempre essa necessidade é psicológica – como um reflexo de algum momento feliz, triste ou de ansiedade. Segundo a profissional, ela também pode ser fisiológica, já que o açúcar (carboidrato) é a principal fonte de energia usada pelo corpo, principalmente pelo cérebro.

Dicas para controlar a vontade de comer doce

Para manter a compulsão por doces sob controle e adotar uma alimentação mais saudável, veja abaixo as dicas listadas por Carolina:

1. Coma doce na hora certa

Evite consumi-los em jejum. “O melhor momento para comer um doce é sempre depois da refeição. E por estar saciada, provavelmente, você vai comer em menor quantidade.”

2. Faça boas escolhas

Que tal escolher uma sobremesa saudável à base de fruta? “Doce de banana, compotas ou frutas em calda saciam a vontade por doce e ainda oferecem vitaminas, fibras e outros nutrientes para o organismo”, sugere a nutricionista.

Outra opção são os doces com castanhas, já que as gorduras boas diminuem a velocidade de absorção do açúcar, e as barras de proteínas. “No entanto, se você não abre mão do chocolate, prefira as versões com mais cacau. Ele é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger a saúde do coração, além de serem aliados da imunidade e da pele”, orienta.

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3. Coma pequenas porções

Consumir doce em pequenas quantidades vai ajudar você a matar sua vontade. Que tal dividi-lo com um amigo? Além disso, isso afasta a fissura e as chances de uma compulsão.

4. Aposte no triptofano

Alimentos ricos nessa substância ajudam no bem-estar e na melhora do humor, uma vez que agem na produção de serotonina. “Dessa maneira, eles também ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade, além de controlar a vontade por açúcar.” Algumas opções são abacate, banana, queijo, amendoim, castanha-do-Pará e ovo.

5. Maneire no carboidrato simples

Alimentos ricos em carboidrato simples, como pães e massas, aumentam a glicemia de maneira rápida. Por isso, prefira os carboidratos integrais, que mantêm os níveis de açúcar no sangue equilibrados e consuma em quantidades moderadas.