Vamos admitir: ter uma amostra do que a gente ama é bom, mas um monte é bem melhor. Rodízios de comida, playlists, versões super size e Ironman estão aí para provar. No mundo ideal de quem ama as montanhas, haveria um feriado exclusivo para a prática das modalidades que elas proporcionam, o encontro das diversas tribos que orbitam em torno delas, a apreciação dos seus sabores e a celebração das suas maravilhas. Dias de esporte competitivo, atividades despretensiosas, cerveja gelada, amigos, filhos e cachorro. Imagina só? A gente imaginou.
Inspirados pelos grandes festivais que combinam cultura e esportes de montanha mundo afora, criamos o Rocky Mountain Games. O evento vai rolar nos dias 3 e 4 de agosto deste ano, em Campos do Jordão. Lá, provas de trail running, corrida uphill, mountain bike e ciclismo de estrada virão acompanhadas de escalada e slackline para diversão do público, degustação de cervejas artesanais, campeonato de churrasco, corrida com cachorro, exibição de documentários de aventura, brincadeiras dos tempos da inocência, bate-papos, shows… E a lista vai embora, para que todo mundo possa se divertir à própria maneira.
Leia mais
Women’s Health promove evento em homenagem ao outubro rosa
Caco Alzugaray, publisher da Rocky Mountain Sports Content – responsável no Brasil pela Women’s Health e também por outras marcas ícones do esporte, como Go Outside, Bicycling, Runner’s World e Hardcore –, idealizador do evento, antecipa: “Viveremos um final de semana com cheiro e gosto de terra, madeira e churrasco, absolutamente imperdível para quem, como a gente, também acha que o Brasil merece um autêntico festival de montanha”.
Quem conhece a região de Campos do Jordão sabe que ali está uma parte especial da Serra da Mantiqueira. Ciclistas, mountain bikers, escaladores e andarilhos conhecem e aproveitam todo o potencial natural daquelas bandas. Espécie de embaixadora desses percursos é Adriana Nascimento, respeitadíssima campeã brasileira de mountain bike (além de top 4 mundial em 1994), uma das maiores entusiastas do esporte no país e convidada para assinar a curadoria técnica do evento, que tem como diretor João Bellini, responsável por toda a logística das provas de rua dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. “Um dos aspectos mais bacanas será o de reunir praticantes de diferentes modalidades em uma única celebração”, diz João.
Leia mais
#Escapes: que tal escapar para uma trilha em meio à natureza?
Será possível pedalar por 25 km ou 40 km de trilhas, ou ainda subir a serra pelo tradicional trecho de 50 km que liga Santo Antonio do Pinhal a Campos. Já os trail runners terão como opções os percursos de 5 km, 10 km e 25 km, e ainda um desafio de uphill – modalidade em que vence o atleta mais rápido a atacar uma única subida – até o Pico do Imbiri. Quem quiser testar os limites em mais de uma ou em todas as provas, concorre ao título de Rei ou Rainha do Rocky Mountain Games, a partir de uma somatória de pontos acumulados dos resultados de cada disputa.
Leia mais
#Escapes: 6 dicas para passar mais tempo em família
Diretora de outro festival da Rocky Mountain, o Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit, Andrea Estevam vê no novo filho da casa uma oportunidade especial para atletas e para nem-tão-atletas-assim estarem juntos, em “provas com organização impecável, pensadas para a experiência de quem vive a competição, além de atividades e atrações muito legais também para quem não vai competir”, numa síntese do que, para muita gente, é o melhor dos mundos. Na busca por agradar todos os paladares, as competições terão premiação em dinheiro – o que torna a brincadeira mais atraente para os especialistas – e percursos com características ideais também para quem só quer curtir. Entre as disputas, a confraternização vai rolar na arena montada aos pés do Morro do Elefante. O local também servirá de palco para atrações culturais e recreativas.
O evento será aberto ao público, mas competidores devem se inscrever através do site oficial: rockymountaingames.com.br