Que atire a primeira pedra quem nunca deu uma espiadinha na internet ao sentir que algo não estava bem com a saúde. Por mais que esse seja um ato muitas vezes criticado pelos especialistas da medicina, a boa notícia é que um estudo recente apontou que pesquisar sintomas no Google ajuda a entender melhor os médicos.
Estudiosos do St Vincent’s Hospital e do Austin Hospital, na Austrália, entrevistaram 400 pessoas nas salas de emergência das clínicas. Cerca de 34,8% dos pacientes pesquisaram seus sintomas na internet antes de se consultarem com os médicos. Além disso, 49% admitiram que procuravam regularmente informações sobre saúde no Google.
Os especialistas afirmam que buscar online os sintomas dos problemas de saúde pode facilitar a compreensão e comunicação com o médico. No entanto, o médico e autor do estudo Anthony Cocco afirma que a pesquisa é útil desde que os pacientes cheque as informações em sites de boa reputação.
Leia mais
Fique atenta a estes sintomas e causas das hemorroidas
7 sintomas de trombose que você nunca deveria ignorar
5 sinais de câncer de mama que não têm nada a ver com caroços
“Pesquisar permite que os pacientes possam esclarecer melhor o que estão sentindo”, disse ele. “Além disso, os entrevistados foram capazes de fazer perguntas mais profundas a seus médicos.”
Quatro em cada dez pessoas ficam ansiosas ou preocupadas ao pesquisar
Em contrapartida, procurar os sintomas no Google pode não ser tão bom para a saúde mental das pessoas. Segundo dados do estudo, cerca de 40% disseram que isso os deixou mais preocupados ou ansiosos.
“Obviamente, sempre que você não está bem, fica um pouco ansioso. As pessoas que entram em emergência não estão em um bom dia. Contudo, certamente nossa pesquisa não indica que isso está levando mais pessoas a entrar em emergência”, garante o profissional.