7 sintomas de trombose que você nunca deveria ignorar

Por Colleen de Bellefonds – Women’s Health EUA | Adaptação Ana Paula Ferreira

Sintomas da trombose
Foto Shutterstock

Tomar pílula anticoncepcional, pegar um voo de mais de quatro horas ou ser fumante são algumas das causas mais faladas quando o assunto é trombose. Mas o que é e quais são os sintomas de trombose que você deveria ficar de olho?

Primeiro, vamos entender do que se trata esse problema. Basicamente, os coágulos sanguíneos ocorrem quando o sangue engrossa, formando aglomerados semi-sólidos. Na maioria das vezes eles são inofensivos e simplesmente impedem o corpo de sangrar muito (como quando você se corta, por exemplo). No entanto, quando os coágulos se formam em certas áreas do corpo – como coração ou pulmões – eles podem causar sérios problemas.

Quando esse processo ocorre em uma veia, é conhecido como trombose venosa profunda e normalmente aparece nas pernas. Contudo, isso também pode acontecer nos braços após uma séria lesão na parte superior do corpo, de acordo com o National Institutes of Health.

Leia mais

9 mitos e verdades sobre a infecção urinária
Diabetes cresce no Brasil; saiba como evitar
Endometriose: tudo o que você queria saber sobre a doença

É importante saber que esses aglomerados de sangue se dissolvem sozinhos, mas podem ser fatais se forem para outro lugar do corpo – como os pulmões (também uma embolia pulmonar) ou para o coração, onde pode causar um derrame ou um ataque cardíaco.

Mas eis a questão: os coágulos sanguíneos nem sempre são facilmente detectados, segundo Patricia Vassallo, professora assistente de cardiologia na Northwestern University (EUA). Pensando isso, listamos 7 sintomas comuns da trombose para você nunca deveria ignorar:

1. Inchaço em um dos braços ou pernas

A trombose venosa profunda faz com que uma perna fique mais inchada que a outra, normalmente abaixo do joelho. “Isso acontece porque, quando um coágulo se forma, o sangue não consegue voltar ao seu coração, e a pressão faz com que o fluido se espalhe para o tecido da perna”, explica Patricia.

2. Sua perna ou braço está vermelho e quente

A profissional explica que fluxo sanguíneo reduzido aumenta a pressão em uma veia, empurrando fluidos para os outros tecidos e causando inflamação, calor e vermelhidão.

3. Seu coração está acelerado e você está com falta de ar

Um coração acelerado é o sintoma mais comum – e às vezes o único – de uma embolia pulmonar (quando o coágulo foi para o pulmão). “A sensação é de que você acabou de fazer exercícios físicos sem ter feito”, explica Patricia.

Para compensar o coágulo que entupiu os pulmões, o coração começa a bater mais rápido para obter mais oxigênio bombeado para o seu corpo. “Provavelmente, nesse momento, sua frequência cardíaca será maior que 100 batimentos por minuto, quando normalmente deveria estar na faixa de 60 a 100.”

4. Você sente dor em uma de suas pernas ou braços

Pressão desconfortável na perna é outro sintoma comum do coágulo sanguíneo, devido à inflamação. “Normalmente não é grave, mas vai parecer doloroso, como se algo não estivesse certo – especialmente quando você está andando”, aponta. Na maioria das vezes a dor piora com o tempo (a menos, claro, que o coágulo se dissolva sozinho). “O que começa como uma pequena cãibra e dor pode ficar latejante porque o coágulo está ficando maior”, acrescenta ela.

5. Você sente como se estivesse tendo um ataque de pânico

Não é incomum sentir-se super ansioso se tiver uma embolia pulmonar. Além de tontura e vertigem, “muitas vezes é uma sensação de morte iminente, como se você fosse morrer”, diz Patricia. Isso pode parecer muito semelhante a um ataque de pânico – que é, na verdade, um diagnóstico incorreto muito comum entre mulheres com menos de 40 anos. “Explique todos os outros sintomas que você está enfrentando junto com seus fatores de risco ao seu médico.”

6. Você sentiu uma dor aguda no peito

Em alguns casos de embolia pulmonar, você pode sentir uma dor aguda no peito, que pode ser mais forte se você respirar fundo ou tossir. “Importante notar que essa sensação é diferente da dor no peito causada por um ataque cardíaco, que é mais uma pressão, como um elefante está sentado em seu peito.”

7. Você está tossindo sangue

Um coágulo pode resultar em inflamação e acúmulo de líquido nos pulmões, fazendo com que você tussa sangue. “Isso também acontece com pneumonia, mas geralmente é devido à inflamação da embolia”, indica Patricia.