Afinal, o peso da balança é importante para a saúde?

Por Nathali Oliani

Foto Shutterstock

Você é aquela pessoa que se apega ao peso que aparece na balança, sem se importar com sua composição corporal? Esse assunto é bem comum entre meus pacientes, e muitos deles têm dificuldade em entender essa diferença e a relevância de se apegar ou não ao peso.

Muitas mulheres entram no meu consultório com o objetivo de perder peso. A questão é que, para isso acontecer, não basta cortar calorias ou parar de comer errado e fazer exercícios. A saúde vai além do peso! O emagrecimento e a saúde dependem muito mais do tipo e da quantidade dos alimentos que você ingere do que da quantidade de calorias.

Leia mais

Afinal, consumir gorduras faz bem para a saúde?
Por que sinto tanta vontade de comer doce? Profissional responde

A primeira coisa que você precisa saber é que nem todas as calorias são iguais. Por exemplo: 100 calorias de maçã são completamente diferente de 100 calorias de brigadeiro em termos nutricionais. Isso porque seu corpo absorve cada uma de uma maneira.

Quando você come alimentos saudáveis, você melhora a sensibilidade insulínica, mantém a inflamação baixa e cria um ambiente onde a saúde e o bem estar prevalecem.

Precisa de dicas para te ajudar a perder peso com saúde?

Sugiro retirar os carboidratos refinados, doces , açúcares em geral, embutidos e alimentos processados. Escolha opções ricas em vitaminas e fibras, como vegetais, oleaginosas, frutas e verduras, alem das gorduras boas.

Vale lembrar que o peso é importante, mas para ter uma boa saúde há vários outros fatores devem ser avaliados, como uma alimentação mais natural, qualidade do sono, bom funcionamento do intestino, ingestão hídrica adequada, atividade física, composição corporal e relação massa muscular x massa de gordura.

Por isso é sempre importante consultar um profissional da área para poder receber orientação da melhor forma e conseguir alcançar seus objetivos de maneira inteligente e saudável.

Se ficou com alguma dúvida sobre o tema, basta me mandar uma mensagem através dos perfis de Instagram @nathalioliani @healthconcept.

Até a próxima!

Nathali Oliani

*Nathali Oliani é médica especialista em nutrologia e em medicina esportiva e do exercixio pela Unifesp. É, também, idealizadora e fundadora da Clinica Health Concept, em São Paulo.