Afinal, consumir gorduras faz bem para a saúde?

Por Nathali Oliani

Consumir gorduras faz bem?
Foto Shutterstock

Hoje vou falar de um assunto que acaba confundindo muita gente: o consumo de gorduras. Afinal, é bom ou não consumir gorduras? Elas podem auxiliar na perda de peso?

Primeiro, é importante esclarecer que existem dois tipos de gorduras, as saturadas – que conhecemos como “ruins” – e as insaturadas – chamadas “boas”.

As gorduras insaturadas, por sua vez, são divididas em poli e monoinsaturadas. Elas sim geram diversos benefícios para nossa saúde, desde que consumidas com orientação de um profissional como médico nutrólogo ou nutricionista.

O processo das gorduras insaturadas

Quando ingerimos gordura insaturada, desencadeamos alguns processos positivos em nosso organismo e metabolismo. Ingerir as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas (gorduras mais saudáveis) ajuda a aumentar a síntese proteica, que é muito importante para formar um novo tecido muscular.

Como o tecido muscular é metabolicamente ativo, ele acaba oxidando calorias ao longo do dia e contribuindo para a perda de gordura. Com o aumento da massa muscular, aumentamos nosso metabolismo (taxa metabólica basal) e, por consequência, “gastamos” mais calorias. É assim que conseguimos obter a perda de peso.

Leia mais

Por que sinto tanta vontade de comer doce? Profissional responde
Por que investir na saúde e buscar um estilo de vida saudável?
Qual a influência da insulina na gordura abdominal?

Outro ponto significativo que vale ressaltar é que as gorduras insaturadas melhoram o aproveitamento da insulina, evitando que ocorra o estoque de gordura. Alem de gerar saciedade e diminuir o índice glicêmico e carga glicêmica da refeição, retarda o processo de digestão.

Mais benefícios das gorduras

As gorduras também ajudam a transportar e assimilar as vitaminas lipossolúveis (como a vitamina D), que são necessárias para síntese de alguns hormônios responsáveis pela regulação metabólica e fisiológica do nosso organismo. Uma das principais funções da vitamina D no nosso organismo esta relacionada à função óssea e imunológica, por exemplo.

Então, antes de ter medo de consumir os alimentos com gordura, é necessário se certificar da qualidade e quantidade adequada.

Minha dica é para consumir as gorduras insaturadas como as oleaginosas, castanhas, nozes, amêndoas, peixes, óleo de coco, abacate e azeite. Elas podem oferecer muitos benefícios para nosso corpo por também serem ricos em vitaminas e minerais.

Se puder, evite alimentos com gorduras trans e óleos hidrogenados nos ingredientes. Essas gorduras diferente das insaturadas podem gerar vários malefícios para sua saúde.

Faça do seu alimento o seu aliado e coma com qualidade! Se tiver dúvidas, podemos conversar através dos perfis de Instagram @nathalioliani @healthconcept.

Até a próxima!

Nathali Oliani

*Nathali Oliani é médica especialista em nutrologia e em medicina esportiva e do exercixio pela Unifesp. É, também, idealizadora e fundadora da Clinica Health Concept, em São Paulo.