Treino bootcamp para fazer em casa: trabalhe o corpo todo

Por Timothy A. Coyle, CPT - Redação WH EUA

treino bootcamp
Foto: Shutterstock

Quando se trata de treinos básicos, os exercícios no estilo bootcamp são uma das melhores maneiras de entrar em forma rapidamente. É por isso que os militares criaram esse tipo de exercício como uma forma de condicionamento para as tropas, é daí que veio o nome. Mas você não precisa ser um soldado para se beneficiar de um treino bootcamp . Eles são ideais para quem procura aumentar a resistência (muscular e cardio).

Leia mais

8 posturas de yoga para incluir na rotina
4 exercícios para arrumar sua postura
10 exercícios de fortalecimento muscular para mulheres

Além do mais, aprender a criar um treino bootcamp é fácil, porque todos seguem um padrão simples de circuitos alternados que consistem em uma combinação de exercícios aeróbicos e de treinamento de força. Por esse motivo, os exercícios estilo bootcamp são fáceis de modificar ou personalizar de acordo com o seu nível e tempo de condicionamento físico, com base em quantas rodadas de circuitos você faz.

O que é e como funciona um treino bootcamp

A coisa mais importante a lembrar quando você está criando um treino bootcamp em casa é a segurança. Até os atletas de resistência se cansam depois de fazer algo por 45 minutos a uma hora, por isso é importante ir com calma, usar pesos mais leves e confiar em manter a boa forma. Lembre-se: O objetivo é criar resistência a partir de onde você está agora. Se você é novo no mundo fitness ou nos treinos bootcamp, faça uma pausa e se hidrate.

Eu recomendo fazer esse tipo de exercício no máximo duas vezes por semana, com outras atividades, como treinamento de força e mobilidade. Duas ou mais vezes por semana para obter melhores resultados. Se seu objetivo é condicionamento físico, você pode praticar o treino bootcamp mais de duas vezes por semana. Mas não se esqueça de extender os tempos de pausas entre exercícios, que normalmente são curtos, durante os circuitos. Se em algum momento seus objetivos se tornarem mais específicos, convém consultar um treinador sobre como preencher essa lacuna-

Eu projetei o treino bootcamp abaixo, que trabalha o corpo inteiro, para ser feito usando peso corporal ou um par de halteres, se você os tiver.

Tempo: 30-60 minutos

Equipamento: colchonete, halteres

Bom para: condicionamento total do corpo

Instruções: Este treino bootcamp possui sete circuitos, que você completará por um total de 3 a 6 vezes, executando 10 a 15 repetições de cada movimento. Descanse por um minuto entre as rodadas.

7 circuitos para um treino bootcamp

Circuito 1

treino bootcamp
Foto: Women’s Health EUA

Agachamento com peso corporal

Como: Comece em pé com os pés um pouco mais separados que os quadris. Agache-se, abaixando-se, focando em manter os calcanhares afastados um do outro. Suba contraindo os glúteos, voltando a posição inicial. Essa é uma repetição.

-->

Circuito 2

treino bootcamp
Foto: Women’s Health EUA

Flexões

Como: Coloque as mãos na largura dos ombros no chão e estenda as pernas atrás de você com os pés afastados na largura dos quadris. Seu corpo deve formar uma linha reta da cabeça aos calcanhares. Mantendo o núcleo abdominal firme, dobre os cotovelos para abaixar o corpo em direção ao tapete. Os cotovelos devem estar apontando a 45 graus do corpo. Estenda os braços de volta para iniciar. Essa é uma repetição.

Treino bootcamp: Circuito 3

treino bootcamp
Foto: Women’s Health EUA

Agachamento impulsionado

Como: Comece em pé com os pés mais afastados, fora do colchonete e os braços nas laterais do corpo. Coloque as mãos no chão ou pule para trás para ficar em uma posição de prancha o mais rápido possível, sem perder o controle. Depois, pule os pés para frente fora das mãos. Levante-se já em uma posição agachada, posicionando os braços acima da cabeça. Volte a ficar de pé. Esse é um representante.

Circuito 4

halteres
Foto: Women’s Health EUA

Linha de halteres

Como: Com os pés na direção dos quadris, abaixe seu tronco sob os quadris com os joelhos levemente dobrados e os braços retos, bem na frente das pernas. Concentre-se em manter as costas retas, o tronco paralelo ao chão ou em um ângulo de 45 graus e o abdômen contraído. Puxe o cotovelo em direção aos quadris com pesos na mão, sentindo as omoplatas se apertarem e depois abaixe-as lentamente. Essa é uma repetição. (Você também pode fazer este exercício de braço com garrafas de água.)

Circuito 5

bicicleta
Foto: Women’s Health EUA

Bicicleta

Como: Deite-se de costas e coloque as mãos nas laterais do corpo. Traga o joelho esquerdo em direção ao peito enquanto estende a perna direita diretamente à sua frente, mas sem encostar no chão. Depois troque de lado. Certifique-se de que sua lombar esta toda apoiada no chão. Essa é uma repetição.

Treino bootcamp: Circuito 6

patinadores no gelo
Foto: Women’s Health EUA

Patinadores no gelo

Como: Comece em pé com os pés na direção dos quadris e as mãos ao lado. Pule para o lado direito, puxando o umbigo para a coluna e aterrissando com o pé direito e estendendo a mão esquerda à sua frente enquanto alcança a perna esquerda atrás da direita. Repita a mesma coisa utilizando a perna esquerda. Essa é uma repetição.

Circuito 7

triceps
Foto: Women’s Health EUA

Extensão do tríceps

Como: Fique em pé com os pés afastados na largura dos quadris, segurando um haltere em cada mão. Traga o peso para cima, estendendo os braços retos para que o haltere fique acima da cabeça. Mantendo tudo, desde os ombros até os cotovelos parados, flexione lentamente os cotovelos, abaixando o peso atrás da cabeça até que os braços fiquem um pouco abaixo de 90 graus. Os cotovelos devem apontar para a frente, não para o lado. Pause e levante os braços novamente para a posição reta. Essa é uma repetição.