Tofu: confira receita deliciosa e saiba benefícios do ingrediente

Por Giulia Villa Real Seabra

tofu
Foto: Shutterstock

Queridinho principalmente para quem está cortando as proteínas animas, o tofu tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos tempos. Com diferentes texturas e com um sabor neutro (quando não temperado), esse ingrediente é usado em diversos tipos de receita, graças a sua versatilidade. Entenda mais sobre o tofu e veja receita sugerida pela chef Thais Barani, parceira do aplicativo Apptite:

Leia mais
+ Benefícios das nozes para o intestino e coração
+ Café descafeinado: É saudável? É melhor do que o comum?
+ Receita de torta banofee sem lactose e sem glúten

O que é o Tofu?

Afinal de contas, do que ele é feito? O tofu é um ingrediente produzido por meio da coalhada de leite de soja, resultando nos blocos brancos e macios que conhecemos. O queijo também é muito substituído por esse ingrediente em receitas, já que o processo de produção de ambos é semelhante (só que no queijo é utilizado o leite comum).

Existem muitos tipos diferentes de tofu disponíveis, com base na firmeza e na quantidade de água extraída. As principais variedades são: o tofu macio, médio, firme, extra-firme e super firme.

Benefícios do tofu

Os fatos nutricionais são impressionantes, incluindo uma boa quantidade de proteínas, manganês, cálcio, selênio e fósforo em cada porção. Segundo o portal Dr. Axe, entre os benefícios do ingrediente estão:

Promove a saúde do coração

Pesquisas mostram que produtos de soja como o tofu podem ser especialmente benéficos para quem quer diminuir o risco de doenças cardíacas. Foi demonstrado que as isoflavonas de soja, que são um tipo de polifenol encontrado no ingrediente, diminuem os marcadores de inflamação e melhoram o fluxo sanguíneo. Além de prevenir derrames e doenças cardíacas, o aumento da ingestão de isoflavonas pode levar a reduções nos níveis de insulina, peso corporal e gordura da barriga.

Pode proteger contra o câncer

Estudos mostram que o consumo de soja pode estar associado a um menor risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, câncer de próstata e estômago. Embora sejam necessárias mais pesquisas para entender as propriedades de combate ao câncer por meio desse ingrediente, algumas pesquisas indicam que isso pode ocorrer devido à presença de poderosas isoflavonas da soja.

Alivia os sintomas da menopausa

Algumas pesquisas sugerem que as isoflavonas de soja encontradas no tofu também podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa como ondas de calor, fadiga e suores noturnos.

Aumenta a perda de peso

Com poucas calorias e rico em todos os nove aminoácidos essenciais de que seu corpo precisa, o tofu é incrível se você estiver procurando perder peso. De fato, estudos mostram que comer muita proteína pode ajudar a reduzir os níveis de grelina, o hormônio responsável por estimular a sensação de fome.

Ajuda na saúde óssea

O tofu é uma excelente fonte de vários minerais essenciais que desempenham um papel central na saúde óssea, incluindo manganês, cálcio e fósforo. Todos esses três nutrientes vitais (e muitos outros encontrados no tofu) ajudam a manter a integridade esquelética.

Melhora o controle de açúcar no sangue

Pesquisas recentes descobriram que certos compostos encontrados no tofu podem estar ligados a níveis mais baixos de açúcar no sangue. Por exemplo, um estudo realizado pelo Departamento de Medicina da Família do Hospital Nacional da Universidade de Taiwan mostrou que tomar 100 miligramas de isoflavonas diariamente reduzia os níveis de açúcar no sangue em jejum em 15% após apenas seis meses.

Confira receita com tofu, sugerida pela chef Thais Barani, parceira do aplicativo Apptite:

BLUE TOFU

Blue Tofu
Foto: Thaís Barani

Ingredientes

  • 200g tofu macio
  • ½ col. chá de clitoria ternatea em pó
  • ½ col. café de pimenta do reino preta em pó
  • 1 col. sobremesa de azeite de oliva
  • ½ col. café de sementes de coentro em pó
  • 1 col. sopa de água filtrada
  • Sal à gosto.


Modo de preparo

1. Drene a água do tofu e faça uma leve pressão para que o bloco de tofu fique mais seco e possa receber os temperos.

2. Com um garfo, desmanche e amasse um pouco o tofu.

3. Coloque todos os ingredientes em um bowl e, com um mixer, bata-os até que se misturem bem até que a consitência seja de uma pastinha.

Pronto!

Você pode combinar esta pastinha com bolachinhas de arroz, torradas, com tapiocas e como acompanhamento de saladas e legumes!