Café descafeinado: é saudável? é melhor do que o comum?

Por Korin Miller - Women's Health EUA

café descafeinado
Foto: Shutterstock

Se você bebe café regularmente (e confia em coisas que o ajudam a sair do ônibus da manhã), provavelmente já se perguntou por que alguém iria querer tomar café descafeinado.

Leia mais
Por que sinto vontade de fazer cocô depois de tomar café?
Entenda por que cafeína ajuda a diminuir a celulite
Receita de torta banofee sem lactose e sem glúten

Quero dizer, o que é café sem a sensação de agitação?

É claro que existem muitas razões perfeitamente legítimas para trocar o expresso comum pelo descafeinado. Pode ser que você esteja grávida ou amamentando, seja sensível à cafeína ou tenha ansiedade.

O que todos se perguntam: como é feito o café descafeinado? O café descafeínado oferece os mesmos benefícios que o comum?

“O café comum e descafeinado são alimentos naturais vegetais que contêm polifenóis”, diz Samantha Cassetty, RD, coautora do Sugar Shock. “Esses antioxidantes têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a diminuir o risco de várias doenças, incluindo a diabetes tipo 2 e o câncer. ”

Além disso, “esses compostos também servem como combustível para nosso intestino, portanto consumir polifenóis em café, chá e frutas e vegetais pode promover uma mente e um corpo saudáveis, criando um ambiente saudável para os intestinos”, acrescenta ela.

Dito isto, porém, o café. descafeinado vem com seus próprios prós e contras. Aqui está o que considerar:

O que é café descafeinado, realmente?

Só para garantir que todos estamos na mesma página, “o café descafeinado é o mesmo que o café comum, mas a cafeína foi removida até certo ponto”, diz Jessica Cording, RD, nutricionista e autora de The Little Book of Game-Changers: 50 hábitos saudáveis ​​para Gerenciando o estresse e a ansiedade.

Assim como no café comum, os níveis de cafeína em uma xícara de café descafeinado podem variar, diz ela. Sim, a maioria das xícaras de café descafeinado ainda contém cafeína.

Normalmente, o café descafeinado contém “cerca de três a quatro miligramas de cafeína por xícara”, diz Sonya Angelone, RD, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. As marcas geralmente removem cerca de 97% da cafeína.

Então, como é feito o café descafeinado, exatamente?

Você provavelmente sabe que o café comum é feito torrando e moendo grãos de café. O processo de fazer o descafeinado, no entanto, envolve uma ou duas etapas extras.

Segundo Angelone, existem três maneiras básicas de descafeinar o café:

  • O processo da água na Suíça, usa um filtro de carvão para remover a cafeína, adicionando (e removendo) dióxido de carbono líquido, que dissolve a cafeína.
  • Adicionar (e depois remover) cloreto de metila (um produto químico usado em removedores de tinta).
  • Ou ao usar acetato de etila (um produto químico usado em removedores de cola e esmaltes), que também dissolve a cafeína.

Chocado por conta desses dois últimos produtos químicos? Segundo a Food and Drug Administration, eles são seguros de usar – e aparentemente não deixam resíduos nos grãos, diz Angelone.

Café descafeinado é saudável, então?

Mesmo sem cafeína, o café descafeinado ainda contém os antioxidantes que melhoram a saúde que você obtém no expresso. comum, diz Angelone. Retirar a cafeína do café não os afeta.

De fato, ambas as formas de café demonstraram diminuir o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, câncer de mama, câncer de próstata e câncer de fígado, acrescenta ela.

O café descafeinado é realmente melhor que o café comum?

Se o café descafeinado é realmente melhor para você, depende de você. Obviamente, se você estiver amamentando, grávida ou tiver uma condição de saúde que exija que você limite a cafeína, o descafeinado é a opção óbvia.

“Algumas pessoas também acham que a cafeína as deixa ansiosas ou nervosas. Portanto, se você já experimentou isso, pode optar por descafeinados”, diz Cassetty. O mesmo acontece se você perceber que a xícara no meio da tarde tende a mantê-lo acordado à noite.

Sua opção de café ideal também depende do estado do seu estômago. Segundo Cassetty, o café comum e o descafeinado podem causar sintomas digestivos em pessoas sensíveis.

No entanto, o café com cafeína tende a causar mais problemas, como dores de estômago e refluxo ácido. Se não incomodar seu estômago, no entanto, pode ajudar a mantê-lo regular, acrescenta Cassetty.

Em última análise, tudo se resume à preferência pessoal. “Quando você considera descafeinado versus café comum, trata-se principalmente de cafeína”, diz Cording.

Como encontrar um de qualidade.

Se você gosta de café e se preocupa com alguns dos produtos químicos usados ​​para fazer descafeinado, “vale a pena comprar orgânicos”, diz Cording. O café orgânico é livre de produtos químicos e pesticidas, e isso pode fazer a diferença em sua saúde geral – especialmente se você toma expresso todos os dias.

Como manter seu hábito de café saudável.

Se sua xícara diária (ou xícaras) de café estiver funcionando para você, continue fazendo o que está fazendo. Certifique-se de tomar uma marca de alta qualidade e tome cuidado para não exagerar em extras como xaropes, açúcar e cremes. “O açúcar e as calorias podem aumentar rapidamente e minimizar os benefícios para a saúde do café”, diz Angelone.

Se você não consegue tomar café completamente puro, mas deseja reduzir todos os suplementos, Cassetty recomenda colocar um pouco de canela em sua bebida. “O tempero acrescenta uma pitada de doçura sem adição de açúcar”, diz ela.

Caso contrário, evite tomar café com cafeína depois das 15h. para garantir que não interfira no seu sono.