Aqui está a melhor forma de você tirar pelos do nariz

Por Katrina Mitzeliotis – Women’s Health EUA

tirar pelos do narix
Foto Shutterstock

Embora o seu primeiro pensamento seja pegar uma pinça, tirar pelos do nariz dessa forma pode realmente acabar fazendo mais mal do que bem. Isso porque os fios dessa região (embora bem chatos) realmente têm um propósito. Trata-se de uma defesa do seu corpo contra bactérias e germes na cavidade nasal.

Cilia (termo técnico para o cabelo do nariz) é parte do sistema que protege seus pulmões da sujeira e detritos que penetram nas vias aéreas. “Eles não só ajudam a filtrar os invasores, mas se movem lentamente para empurrar e impedir que a sujeira alcance a passagem respiratória e ganhe acesso à corrente sanguínea”, explica Julie Russak, da Russak Dermatology Clinic em Nova York (EUA).

Se você não tivesse pelos no nariz, você poderia ter uma infecção … ou algo pior. “Remover os pelos nasais fará com que a cavidade nasal e o seio sejam completamente vulneráveis a tudo que aparecer”, diz Russak. “Como resultado, você é muito suscetível a ataques de alergia, sinusite e infecções respiratórias.”

Leia mais

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre pelos no bumbum
Esta é a melhor forma de raspar a virilha sem ficar com pelos encravados

Então, não se livre deles completamente, entendeu? Felizmente, existem algumas coisas aprovadas por dermatologistas que você pode fazer para minimizar a aparência dos pelos do nariz sem colocar sua saúde em risco.

Como tirar pelos do nariz com segurança

1. Aparar

Russak diz que a melhor forma e mais segura para tirar pelos do nariz é aparar. O ideal é pegar uma tesoura e cortar os fios. Você pode usar a mesma que usa para moldar as sobrancelhas. Basta usar um espelho de aumento, ficar numa área bem iluminada e limpar o nariz e a tesoura antes.

2. Aparador de pelos elétrico

Semelhante a tesoura, o aparador é uma maneira segura e fácil de remover o pelo nasal. Este método rápido e indolor vai lhe poupar tempo em comparação com o corte com tesoura, e cada vez mais marcas estão fazendo produtos projetados para as mulheres.

3. Depilação a laser

Se você está procurando uma solução mais permanente, porque seu pelo é causado por problemas hormonais ou de idade, a depilação a laser pode ser sua melhor opção. Contudo, certifique-se de procurar um profissional para uma experiência segura e eficaz.

“Nós tratamos as bordas do nariz, que é um pedido típico das pacientes, mas não podemos tratar todo o caminho interno”, explica Christian Karavolas, proprietário da depilação a laser Romeo & Juliet, em Nova York (EUA). “Para fazer isso com segurança, seguramos levemente um lado da narina e disparamos o laser para o lado.”

Mas lembre-se: depilação a laser é eficaz, mas certamente mais cara e demorada do que aparar.

E lembre-se: não faça depilação com cera ou pinça

Além de totalmente dolorosos, esses métodos são inseguros, pois envolvem a remoção completa do folículo capilar, o que a deixa mais propensa a lidar com inchaço ou infecção.

“Como resultado, você fica muito mais suscetível a ataques de alergia, sinusite e infecções respiratórias”, relembra Russak. E a infecção não é o pior cenário. “Se uma infecção nasal chegar onde outras veias se juntam, pode representar um sério risco para a saúde, uma vez que agora apresenta uma passagem de bactérias diretamente para o cérebro.”

Bactéria no cérebro não é algo que você quer, certo? Então, vamos ficar com um dos três métodos para tirar pelos do nariz acima. Ok? Obrigada!