Mulher fica com dedo inchado e descobre bactérias de tuberculose

Por Ana Paula Ferreira

Foto Reprodução/New England Journal of Medicine

Um dedo mindinho inchado pode parecer um motivo exagerado para ir ao hospital, certo? Errado. Prova disso é uma mulher de 43 anos que descobriu, com esse sintoma, um sinal raro de uma infecção com a mesma bactéria da tuberculose – infecção bacteriana dos pulmões que se dissemina pela tosse e espirro e pode ser mortal.

De acordo com o Daily Mail, ela procurou ajuda médica após seu dedo inchar e ficar dolorido durante uma semana. Como não havia nenhum machucado na região, os profissionais fizeram uma análise mais profunda. A conclusão foi de que o problema era uma infecção bacteriana.

Leia mais

Jovem passa por transplante de córnea após nadar com lentes de contato
Conheça a história da jovem que tem alergia a suas próprias lágrimas
Dias antes de casar, noiva fica deformada por não passar creme no rosto

Qual a relação disso com a tuberculose? Bem, as bactérias que viviam no dedo da mulher são o que os especialistas chamaram de “manifestação rara” da doença fora dos pulmões.

Depois de diversos exames, os médicos concluíram que o marido da paciente havia contraído a doença durante uma viagem à China e, de alguma forma, passou para o dedo da mulher.

Segundo informações do tablóide, após receber seu diagnóstico “a paciente foi tratada durante nove meses com um plano antituberculose de quatro remédios e teve alta completa de seus sintomas”.

A tuberculose dos pulmões normalmente se espalha após um longo período de convivência com alguém infectado. As bactérias da doença, contudo, podem ser combatidas pelo sistema imunológico de pessoas saudáveis, sem mesmo não apresentar sintomas.