As 10 melhores flores comestíveis para adicionar na sua dieta

Por Christine Byrne - Women's Health EUA

flores comestíveis 1
Foto: Shutterstock

Há pouco tempo, as flores comestíveis eram reservadas para padarias chiques e restaurantes com estrelas Michelin. E então o Instagram aconteceu. É divertido decorar smoothies e outras refeições com flores comestíveis! No entanto, não é totalmente gratuito: não, você não pode transformar qualquer buquê velho em salada.

Leia mais
+ Receitas com iogurte: Confira 6 opções salgadas
+ Maca peruana: É afrodisíaca? Engorda? Saiba os benefícios
+ Matando a vontade de doce: confira essa receita de cookie saudável

“O termo ‘comestível’ indica simplesmente que a flor foi cultivada de maneira segura para os alimentos, o que significa que não foi tratada com pesticidas ou conservantes inseguros”, explica Todd Seyfarth, RD, nutricionista, chefe de cozinha, chefe do Departamento de Nutrição e Dietética na Johnson & Wales University. “Isso também significa que a flor não contém naturalmente nenhum composto que identificamos como perigoso ou tóxico”.

Mas nem todas as flores comestíveis valem a pena comer. “Muitas vezes, plantas com cores vivas e profundas são amargas no palato, então [a apreciação pelo seu gosto] varia de pessoa para pessoa”, diz Seyfarth. Se você não é fã de sabor amargo, provavelmente desejará remover as pétalas de tons muito intensos da sua comida depois de tirar uma foto para postar.

Dito isto, as flores de cores profundas costumam ser as mais ricas em nutrientes. Como todas as plantas comestíveis, as flores comestíveis contêm vitaminas e minerais importantes. “Quanto mais colorida a planta e mais profundo o sabor, maior o poder antioxidante da planta”, diz Seyfarth.

Se você estiver intrigado com a floração de sua comida, compre apenas flores marcadas como comestíveis. “Eles são mais difíceis de encontrar, mas as mercearias gourmet costumam tê-los”, diz Seyfarth.

A partir daí você deve preparar suas flores de maneira um pouco diferente de outras frutas e legumes. “A maioria das flores é muito delicada e será danificada pela lavagem grosseira”, diz Seyfarth, que recomenda mergulhar as flores comestíveis em uma tigela de água limpa e secá-las cuidadosamente.

Adicione um pouco de poder da flor à sua próxima refeição com uma das 10 flores comestíveis populares a seguir.

Flores comestíveis

1Flor da abóbora

Disponível do final da primavera ao início do outono, as flores de abóbora têm um sabor relativamente suave. Embora elas geralmente sejam maltratadas e fritas, você também pode rechear com uma mistura de ricota e ervas ou picar e mexer em um pilaf de arroz.

Embora as flores normalmente não possam se sustentar como ingrediente principal de um prato, “as flores da abóbora, que eu nunca desisto quando estão na estação do ano, são uma exceção”, diz Seyfarth.

2Hibisco

Devido ao seu “sabor azedo, quase cítrico”, Seyfarth gosta de usar hibiscos tanto na culinária quanto em misturas de chá.

A flor brilhante também oferece potenciais benefícios à saúde. De fato, uma revisão de 2015 descobriu que o consumo regular de chá de hibisco ajudou a reduzir a pressão arterial.

As flores de hibisco secas são mais fáceis de encontrar do que muitas outras flores comestíveis. Use-os para fazer chá ou polvilhe-os com iogurte ou aveia para dar um sabor divertido.

3Cravos

Graças ao seu sabor picante e delicioso, Seyfarth também adiciona pétalas de cravo aos pratos de vez em quando. Polvilhe pétalas picadas em bases de salada de alface ou use-as como enfeite de bolo, o que também adiciona um gosto levemente picante.

4Rosas

As rosas têm um sabor arrojado, então Seyfarth as usa apenas como enfeite. Tente jogar pétalas de rosa em fatias finas na salada de frutas para obter algumas notas florais ou faça sua própria água de rosas embebendo as pétalas em água quente. Algumas pesquisas sugerem que beber água de rosas pode ser bom para dor de garganta, pois pode ajudar a relaxar os músculos da garganta.

5Dentes-de-leão

Um ingrediente popular em chás e outros remédios naturais, o dente de leão é uma flor comestível deliciosa. Pesquisa mostra que a flor, rica em antioxidantes, pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é particularmente importante no tratamento da diabetes.

Além disso, os benefícios do dente-de-leão não se limitam apenas à própria flor. Enquanto as minúsculas pétalas amarelas funcionam muito bem em chás ou como sutis misturas de massas, as folhas verdes dos dentes-de-leão também são uma alternativa divertida para couve ou espinafre.

6Lavanda

Ame ou odeie, esta flor roxa clara tem um sabor intenso e perfumado. Embora a pesquisa seja mista, muitas pessoas consideram a lavanda benéfica para a digestão e a ansiedade.

De qualquer forma, você ainda pode adicionar uma colher de lavanda picada ao bolo ou massa rápida para dar um sabor extra, ou usar as pétalas para fazer um xarope simples para bebidas.

7Amor-perfeito

Rico em vários compostos antioxidantes benéficos, os amores-perfeitos vêm em uma variedade de cores e têm um sabor delicado e floral. Compre um pacote que contenha todas as cores diferentes, adoce-as e use-as para enfeitar bolos ou pudins. Ou pique-os e jogue-os em saladas de verão.

8Madressilva

A madressilva é um elemento básico da medicina oriental há séculos por causa de suas supostas propriedades anti-inflamatórias. Embora a pesquisa ainda não tenha confirmado essas afirmações, a madressilva mergulhada em água ou chá pode ser deliciosa e relaxante.

Contudo, tenha cuidado! Embora as pétalas da madressilva sejam seguras, comer grandes quantidades de certas bagas da madressilva (existem muitos tipos diferentes) pode ser venenoso, diz Seyfarth.

9Camomila

Amado por suas qualidades calmantes, algumas pesquisas sugerem que a camomila pode ajudá-lo a dormir. Se você preferir consumir flores de camomila em sua forma natural (em vez de em um chá ou extrato), tente espalhar algumas pétalas em um smoothie antes de misturá-lo. Apenas não pese muito na mão. Embora as pétalas adicionem um toque terroso, elas também são muito amargas, diz Seyfarth.

10Beldroega

Como os dentes de leão, as pétalas verdes da beldroega são usadas às vezes na culinária. No entanto, suas pequenas flores (geralmente amarelas) também merecem atenção. Na próxima vez que você refogar verduras de beldroega, decore-as com algumas pétalas de flores. Como a pesquisa indica que a planta é relativamente rica em melatonina, comê-la no jantar pode promover o sono.