Você já passou pela situação de sentir vontade de fazer o número 2 ou ter dor de barriga durante a corrida? Se sua resposta foi sim, fique tranquila, pois isso é normal.
Esse desconforto acontece porque o movimento repetitivo da corrida pode irritar o intestino, fazendo com que o fluxo sanguíneo necessário para a digestão seja desviado para as pernas. Assim, a pessoa consegue continuar correndo, em linha reta, com uma velocidade razoável. Entretanto, o resultado disso pode ser a dor na barriga.
Como evitar dor de barriga durante a corrida
De acordo com David Bjorkman, gastroenterologista, reitor da Faculdade de Medicina da Universidade de Utah, EUA, e veterano que soma mais de 60 maratonas, comer pelo menos duas horas antes da corrida é o recomendado para evitar isso. E quem toma café ou outras bebidas com cafeína precisa ficar ligado, já que a substância pode acelerar o movimento dos excrementos pelo organismo.
Leia mais
9 dicas de corrida para iniciantes
Corrida: 7 dicas para melhorar seus resultados
Sexo antes de correr faz bem ou mal para o corpo?
Além disso, os adoçantes artificiais, que geralmente são encontrados em barras energéticas, também podem provocar disfunção gastrointestinal (GI).
Embora não seja muito inteligente comer um mix de cereais antes de uma prova, David afirma que é preciso acrescentar mais fibra à dieta geral. Então, aumente até chegar a 20g por dia. “A adição de fibra pode deixar seu intestino mais regulado”, explica ele. “Você pode fazer seu organismo trabalhar como um relógio. Assim, você vai poder confiar que conseguirá ir ao banheiro antes de correr”.
Se tudo der errado, ele sugere usar uma medicação antidiarreia vendida em farmácias antes da corrida.
*Conteúdo da Revista Runner’s World.