A menos que você não tenha muita educação, você provavelmente dirá “saúde” quando alguém espirrar. Mas por que isso?
De acordo com a The Library of Congress, existem algumas origens dessa resposta, mas todas elas se centram na mesma idéia: que, dizendo “saúde”, você está protegendo o espirro da possível morte após o coração da pessoa parar (sim, acredite).
Parece super estranho… Mas também, talvez um pouco possível? Então, qual é o problema com espirros, e que tipo de impacto isso tem no seu coração?
O que exatamente acontece quando você espirra?
Pense em um espirro como um mecanismo de defesa. “É um comportamento instintivo projetado para limpar o nariz de poeira e detritos”, diz Christopher Kelly, cardiologista nos Estados Unidos.
“Basicamente, quando a parte interna do nariz fica irritada, você fecha os olhos, respira profundamente e seus músculos do peito tiram o ar dos pulmões em alta velocidade, sopram pelo nariz e limpam o que seu corpo acha que não deveria estar lá”, ele explica.
Mas e toda essa conversa de parar o coração?
“Este é um daqueles mitos que tem um pouco de verdade”, diz Benjamin S. Bleier, otorrinolaringologista da Mass Eye and Ear (EUA).
“Pense na posição do coração no corpo. É bem perto dos pulmões e do peito. E respirar fundo (o que você faz bem antes de espirrar) pode ativar um nervo longo chamado nervo vago (ele literalmente corre do cérebro para uma parte do cólon)”, diz Bleier.
Entre suas muitas outras responsabilidades (como causar contrações involuntárias no trato digestivo), o nervo vago envia um sinal para o coração desacelerar. Por isso, algumas respirações profundas podem ajudar a diminuir a frequência cardíaca e acalmá-la quando você está estressada.
Leia mais
Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
Noiva perde a visão horas antes do casamento após reação alérgica ao buquê
“Em algumas pessoas, a respiração profunda que ocorre no início de um espirro pode ativar o nervo vago tanto que o coração rapidamente diminui ou até mesmo pula uma batida”, diz Kelly. Mas fique tranquila. “O coração vai continuar a sua taxa normal durante um espirro, sem nenhum efeito perceptível.”
E mesmo que seu coração pule ou diminua por um segundo, não é realmente nada para se preocupar. “O coração bate, em média, cerca de 70 a 90 vezes por minuto”, aponta Kelly. A questão real, no entanto, é quando o coração realmente pára: “Se parar por mais de quatro ou cinco segundos, você vai desmaiar. Mais do que isso, é melhor alguém começar a realizar uma massagem cardíaca.” Mas, novamente, isso não acontecerá de um espirro.”