Você não passa o dia inteiro caminhando em uma única direção, e o mesmo tem se aplicar aos exercícios que você faz na academia. Mas se seus treinos parecerem um pouco unilaterais, ou seja, trabalham apenas um único músculo, não será necessário revisar toda a sua rotina; basta fazer seu movimento favorito só que no estilo “ao redor do mundo”. Entenda como potencializar qualquer exercício!
Leia mais
8 exercícios para fortalecer o assoalho pélvico e seus benefícios
Pilates: 4 exercícios para redução de medidas
É melhor fazer exercício aeróbico antes ou depois da musculação?
Mude o ângulo
Isso significa alterar o ângulo do seu corpo à medida que você executa um conjunto de exercícios – como pranchas, estocadas (qualquer posição do corpo humano em que uma perna é posicionada para frente com o joelho dobrado e o pé apoiado no chão, enquanto a outra perna está posicionada atrás) ou agachamentos – para tocar músculos menores na fase de transição (leia-se: o momento de mudança de peso).
Você também melhorará a amplitude do movimento e essa mudança de ângulo também preparará melhor seu corpo para as demandas do dia-a-dia (como levantar uma mala, por exemplo). Isso acontece porque você está saindo daquela típica rotina, diz a personal trainer Lauren Kanski, CPT.
Como potencializar qualquer exercício: Exemplos
Por exemplo, comece com uma prancha alta e depois vá para uma prancha lateral (levantando um braço e uma perna de cada vez), girando o corpo para a esquerda e para a direita. Ou tente uma série de estocadas: dê um passo para a frente (estocada para frente), depois para o lado (estocada lateral) e depois para trás (estocada para trás); Repita na outra perna.
Tente também o agachamento com pulo: dê um salto, voltado para a frente e aterrissando em um agachamento, depois gire o corpo para a direita enquanto pula novamente, aterrissando para a direita. (Imagine um relógio: comece às 12h, gire para 3h, 6h, 9h e termine novamente às 12h.)
Concentre-se em envolver todo seu corpo e respirar. “É aí que você obtém a maior parte de seu poder e coordenação”, diz Kanski. E vá devagar: o objetivo é usar sua força, não o momento.