A forma como os brasileiros se alimentam tem mudado bastante de uns tempos para cá. Prova disso é a pesquisa do Ibope que concluiu que o número de vegetarianos no Brasil quase dobrou nos últimos 6 anos.
Os dados levantados em abril de 2018 apontaram que 14% da população brasileira deixou de consumir carne. Isso representa quase 30 milhões de pessoas – mais do que todos os habitantes da Austrália e Nova Zelândia juntos. Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, esse número sobre para 16%. Em 2012, o mesmo estudo apontou que o número de vegetarianos nestas regiões era de 8%.
Leia mais
Alimentação vegetariana: conheça 5 impactos positivos para a saúde
Giovanna Ewbank sobre dieta sem carne: “Não forço ninguém a parar”
Para chegar a essas informações foram feitas entrevistas em 142 municípios de todas as regiões do país. Os participantes eram pessoas de mais de 16 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. Com isso, concluiu-se que a população mais predisposta a adotar a alimentação sem consumo de carne é a acima de 55 anos e com faixas de renda e escolaridade mais baixas.
Além disso, os entrevistados demonstraram interesse por produtos veganos – livres de qualquer ingrediente de origem animal. Mais da metade deles (60%) afirmou que passaria a consumir esses alimentos se custassem o mesmo do que aqueles que estão acostumados a comprar.