Giovanna Ewbank sobre dieta sem carne: “não forço ninguém a parar”

Por Camila Borowsky

A atriz e apresentadora é capa e recheio da edição de verão da Women's Health Brasil

giovanna ewbank womens health brasil
Foto: André Nicolau

Os números são grandiosos: quase 12 milhões de seguidores no Instagram e outros
2 milhões no YouTube. O segredo? Giovanna Ewbank, 31 anos, se mostra real: ela se emociona, canta, dança, comenta assuntos escatológicos, berra palavrões… “Sempre gostei dessa proximidade com o público que só a internet traz”, diz.

Capa e recheio da nossa edição de verão, Giovanna Ewbank falou à Women’s Health Brasil sobre o seu canal, sua rotina de treinos (que nós passamos para você), alimentação e como a maternidade mudou a sua vida. Aqui você confere um trechinho desse bate papo, que ficou incrível.

Você é vegetariana desde quando? De onde veio o clique para parar de comer carne?

Giovanna Ewbank: Não sou 100% vegetariana porque de vez em quando eu como um peixe. Mas não como carne vermelha, não como frango. Sempre quis parar de comer por conta da minha paixão pelos animais, mas muitas vezes eu parei e voltei. A primeira vez que parei, eu fiquei muito fraca porque fiz tudo errado: simplesmente parei, não substituí os alimentos. E depois parava por períodos e voltava. Aí fiz uma promessa e, quando o que eu queria aconteceu, parei de vez: isso faz um ano e pouco.

Segunda sem carne: receita de orzotto de tomates assados

Como é um dia no seu cardápio?

Giovanna Ewbank: Cada dia é um dia. Em alguns eu como no aeroporto, tem dias que consigo comer em casa. Mas sempre tento escolher os alimentos mais saudáveis porque, quando como mal, fico mais lenta. Meu corpo sente. Tive uma fase de relaxamento total quando me tornei mãe. Mas é um momento que a gente só pensa nos nossos lhos, o que eles vão comer, e esquece o resto. E a gente acaba comendo qualquer coisa porque está exausta. Mas ter uma alimentação certinha nunca foi um sacrifício. Meu irmão é diabético, então lá em casa sempre foi muito correto, tudo o mais natural possível, orgânico, muita salada, verduras, legumes. Quando não sigo essa alimentação, eu me sinto meio esquisita.

giovanna-ewbank-womens-health-brasil-2
Foto: André Nicolau

Qual é o seu prato preferido?

Giovanna Ewbank: Amo açaí. É um vício. Toda semana eu como. Fico até com água na boca de falar. Amo desde a primeira vez que provei, e minha lha é igual. Lembro de ter experimentado pela primeira vez na frente do Parque Ibirapuera [em São Paulo]. Saí para andar de bicicleta com meu pai e ele falou: “Você vai experimentar uma coisa muito maravilhosa. Uma das coisas mais incríveis que eu já comi na minha vida”. E foi bem na época que o açaí estava na modinha. A primeira colherada achei meio amargo, meio esquisito, mas não queria decepcionar meu pai, que estava tão empolgado em me dar açaí. Na segunda, estava melhor. Na terceira, eu estava amando.

E como cuida da alimentação da Titi [filha de Gioh e Bruno Gagliasso, de 4 anos]? É muito preocupada com isso?

Giovanna Ewbank: Sou chata com a alimentação dela. Até porque ela ficou até os 2 anos com uma alimentação sem muitos nutrientes. Sempre me preocupei muito com isso e, em casa, o pratinho dela é muito colorido, e ela come de tudo, não tem problema com nada. Ela come carne. Eu sou aquela pessoa que não come carne, mas que não forço as outras pessoas a pararem. Todo mundo lá em casa come: meus pais, meu irmão, o Bruno… Cada um decide por si do seu corpo, da sua vida. Eles sabem e me respeitam. Vão comer carne? Ok, mas nunca vão exagerar na quantidade. Lá em casa não tem desperdício. Eles tentam me respeitar o máximo que podem. E eu respeito eles também na mesma medida.

Curtiu? A entrevista completa e o ensaio lindo que fizemos com a Giovanna Ewbank você confere na Women’s Health Brasil de janeiro/fevereiro (ed. 101). Além da revista impressa (disponível nas bancas ou por assinatura), você também pode fazer o download da versão digital da WH Brasil, através do nosso aplicativo (disponível para iOS e Android), é só clicar aqui que a gente te explica direitinho.

COMPARTILHAR