Cada vez mais as mulheres entram para o univerdo da corrida e sobram boas razões para isso. Além de ser uma das atividades que mais queimam calorias, a modalidade traz inúmeras vantagens para a saúde. “Correr aumenta a disposição e a resistência física, reduz a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas, melhora a composição corporal (eliminando gordura e definindo o corpo) e eleva a concentração e a autoestima”, explica Gilberto Coelho, especialista em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professor de educação física da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).
Corrida: 7 dicas para melhorar seus resultados
Para ajudar na sua evolução e garantir resultados ainda melhores, a WH Brasil montou duas série de alongamento (para antes e depois do treino) com exercícios que vão aumentar a flexibilidade do seu corpo.
Antes de correr
Depois de correr
Não fique só no alongamento
Aquecer bem antes de correr é essencial para evitar lesões e ter um bom desempenho no treino. “O aquecimento eleva a temperatura corporal, oxigena os músculos, lubrifica as articulações e deixa seu corpo preparado para encarar o esforço que está por vir”, explica Camilo. “O ideal é, após o alongamento, executar alguns movimentos ritmados, que mobilizam articulações e músculos envolvidos na corrida. Caminhe ou trote por cerca de 10 minutos”, indica Juliana.
*Ilustração: Anthony Calvert