WH esclarece: tratamento caseiro para candidíase funciona?

Por Aryelle Siciait – Women’s Health EUA

Tratamento caseiro para candidíase
Foto Shutterstock

No momento em que você sente que a candidíase está dando as caras – aquela coceira infernal, a ardência e o corrimento esbranquiçado – a única vontade é acabar de vez com o sofrimento.

A internet parece ter descoberto o novo herói do momento: o vinagre de maçã – que já é capaz de deixar a pele mais macia e o cabelo mais saudável… então por que não lá embaixo?

Como eu descubro se tenho candidíase?

A candidíase é causada por um fungo chamado Candida, que adora locais escuros e úmidos, como a boca, a garganta e (você adivinhou!) a vagina. Ele é totalmente inofensivo até que se multiplica – e é aí que começa o seu problema, de acordo com o Centers for Disease Control (EUA).

Se o material da sua calcinha não tem respirabilidade (algodão é sempre uma boa escolha, seda, não tanto) ou está tomando antibióticos que podem matar as bactérias que normalmente protegem sua vagina, por exemplo, a Candida pode se multiplicar, causando a infecção.

Leia mais

7 razões comuns para sua vagina estar coçando
Doenças sexualmente transmissíveis: o que você precisa saber

Os sintomas incluem coceira, sensação de queimação, vermelhidão, dor durante o sexo, ardência para urinar e um corrimento esbranquiçado, que lembra leite coalhado.

Mesmo que desconfortável, a candidíase é supercomum. A ciência diz que três em cada quatro mulheres terão, pelo menos, uma infecção por candidíase na vida.

O vinagre de maçã pode curar candidíase?

Algumas pessoas parecem acreditar nisso. Certas teorias na internet sugerem aplicar o vinagre diretamente no local ou colocar o líquido em um absorvente interno. WH investiga.

O veredito: Você não deve fazer essas coisas.

Lauren Streicher, professora de ginecologia e obstetrícia na Northwestern University (EUA) explica. “Use o vinagre de maçã na sua salada e não na sua vagina.”

Isso significa: mantenha o tempero distante de sua vagina (tanto diretamente no local quanto via tampão). “O vinagre é ácido e aplicando-o nos genitais você apenas vai aumentar a irritação na vulva e no tecido vaginal.”

Passar o vinagre diretamente na vagina é perigoso. “Não há razões médicas para fazer isso. Ele pode, inclusive, acabar com todas as bactérias na sua vagina – até as boas.”

Como trato a candidíase?

A boa notícia é que a candidíase é fácil de combater. Você pode tomar medicação antifúngica, que pode ser comprada diretamente na farmácia ou prescrita por um médico. Alguns são aplicados via vaginal, outros via oral, ou uma combinação dos dois métodos.

Porém, ela faz um alerta: “Quase metade das vezes que as mulheres pensam ter candidíase, elas estão erradas”, diz, pedindo para que elas se certifiquem de que estejam com a infecção. “Se depois de alguns dias aplicando a pomada, você ainda sente os incômodos, é possível que tenha alguma bactéria ou doença sexualmente transmissível (DST). Portanto, veja um ginecologista.

Dependendo do tipo de medicação que você usa ou o grau de candidíase, ela é curada em até 14 dias.

Se está sofrendo com o problema, tome um banho refrescante. Apesar de ele não tratar a candidíase, vai fazer você se sentir melhor. Isso porque a água fria ajuda a aliviar a coceira e a sensação de ardência.

Lauren completa: “Se o produto está na cozinha, ele deve ir para a sua boca e não para a sua vagina”.