Profissional responde: masturbação queima calorias?

Por Jessica Migala – Women’s Health EUA

Masturbação queima calorias?
Foto Shutterstock

Dar-se prazer é uma ótima maneira de desestressar, conectar-se com seu corpo e se divertir. Mas seria ótimo se, além de tudo isso, a atividade também ajudasse a emagrecer – afinal, sexo ajuda. A especialista em saúde sexual Jessica Sheperd, dos EUA, esclarece se a masturbação queima calorias.

A resposta é sim, porém, o número exato não é conhecido pois não há nenhum estudo sobre masturbação. Contudo, segundo algumas pesquisas, podemos ter uma ideia. Mulheres gastam em média 69 calorias na atividade (número sugestivo) se há penetração, segundo um estudo da revista PLOS One.

Leia mais

7 jeitos de se masturbar no chuveiro
Profissional responde: faz mal usar vibrador todos os dias?
3 coisas que você precisa fazer depois de usar o vibrador

“Na masturbação, a queima vai ser menor”, diz Jessica. Sexo exige movimentação do corpo todo e, durante o tempo solo, você provavelmente está deitada – não passando de posição para posição.

Além disso, para queimar calorias você deve elevar os batimentos cardíacos por um período extenso de tempo – não basta ter um orgasmo em 3 minutos. Ou seja: há uma queima, mas ela provavelmente é insignificante.

Então, se não está queimando calorias, o que está acontecendo?

Sinceramente, com tantos benefícios para a saúde, quem liga para as calorias? Masturbação libera endorfinas (um hormônio que faz com que você se sinta bem e age como um relaxante e analgésico natural), aumenta a produção de oxitocina (melhorando seu sono) e melhora a circulação sanguínea, diz Jessica.

Nada mal, certo?