Segunda sem carne: orzotto de tomates assados

Refeição sem carne é sem graça? Nada disso. Confira essa receita simples e saborosa

orzotto segunda sem carne womens health
Crédito: Chef Murilo de Oliveira/Instagram

O movimento “segunda sem carne” tem ganho cada vez mais adeptos, inclusive no Brasil, onde os consumidores estão se tornado cada vez mais conscientes do impacto que consumir produtos de origem animal tem na indústria pecuária, na saúde humana e no meio ambiente.

Bela Gil dá dicas de 7 substitutos da carne

Acha que a refeição fica sem graça? Confira a sugestão do chef Murilo de Oliveira, do restaurante Guató, de São Paulo*.

Segunda sem carne: orzotto de tomates assados

Você vai precisar de:

– 500g de cevadinha
– 10 tomates italianos
– 4 dentes de alho
– 1 ramo de tomilho
– 1 cebola cortada em cubinhos
– Azeite
– Caldo de legumes
– Pimenta do reino moída na hora
– Sal

Modo de preparo

Cozinhe a cevadinha em água com uma pitada de sal até o grão ficar al dente.
Enquanto isso, retire a pele dos tomates italianos e corte-os em quatro fatias. Retire as sementes e distribua-os sobre uma assadeira. Regue os tomates com azeite, folhas de tomilho e tempere com sal e pimenta do reino. Disponha na mesma assadeira os dentes de alho inteiros. Leve-os ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 35 minutos. Então, retire e bata com um mixer ou amasse com um garfo, para uma finalização mais rústica. Em outra panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Acrescente o alho assado espremido e deixe refogar por alguns segundos. Adicione a cevadinha e um pouco de caldo de legumes e, depois, adicione a pasta de tomate e algumas folhinhas de tomilho fresco.

*Confira mais dicas de tendências para o verão 2017/2018 na matéria “Verão (special edition) com gostinho de WH”, na ed. 100, de dezembro. Para comprar, clique aqui.

COMPARTILHAR