Xô, ressaca! Livre-se do mal-estar com ajuda desses 4 alimentos

Por Ana Paula Ferreira

Foto: Shutterstock

Que atire a primeira pedra quem nunca se empolgou com os drinks e, no dia seguinte, desejou não ter que abrir os olhos e levantar da cama. Nesse momento, a única opção é encarar a ressaca de frente e lançar mão de algumas dicas para amenizar o mal-estar.

Para te ajudar a não sofrer tanto com a indisposição pós-“bebedeira”, anote as orientações da Cátia Ruthner, nutricionista do W Estética & SPA, de São Paulo:

Alimentos que ajudam a melhorar a ressaca

Bebidas esportivas e água de coco: os isotônicos industrializados e a água de coco repõem os líquidos e sais minerais necessários para o funcionamento do organismo.

Chá de gengibre ou hortelã: “Estudos mostram que o chá de gengibre pode reduzir a náusea e o enjôo. Já o chá de hortelã pode aliviar a dor de estômago e diminuir náusea”, explica Cátia.

Suco de fruta: “Beba um copo de suco de maçã ou cranberry para melhorar o processo de recuperação. A frutose das frutas dá ao corpo energia instantânea, e pode até mesmo ajudar a aumentar o metabolismo para se livrar das toxinas do álcool”, indica a profissional. Além disso, essas bebidas também contém vitaminas e água em abundância, que auxilia na reidratação do corpo.

Leia mais
+ Bebida alcóolica prejudica o ganho de massa magra?
+ Tim tim? Quando o consumo de álcool se torna perigoso
+ Mais sabor, menos ressaca: aprenda a fazer 3 drinques leves

Ovos: eles são ricos em aminoácidos, como a cisteína e a taurina. “A taurina aumenta a função do fígado e a cisteína ajuda a diminuir os sintomas (enjoo, mal estar e dor de cabeça) causados pela decomposição do álcool que o fígado precisa fazer.”

Dicas para evitar ou amenizar a ressaca no dia seguinte

Tome muito liquido. Isto inclui água ou água de coco que é um isotônico natural. “Caso não goste de beber água natural busque aromatizá-la com algum deste itens: folhas de hortelã, talinhos de gengibre, rodelas de limão ou laranja e talos de canela”, aconselha. As bebidas alcoólicas fazem nosso organismo desidratar, por este motivo entre um copo ou o outro de cerveja beba muita água.

Busque alimentar-se corretamente, apostando, por exemplo, em mix de sementes, salada, uma proteína… Evite frituras e alimentos gordurosos que irão sobrecarregar ainda mais seu fígado.

Faça um bom café da manhã com opções saudáveis como frutas, suco verde, ovos mexidos, queijo branco, iogurte e cereais integrais.

Seja seletivo na hora de escolher um alimento na rua. “Muitas vezes este inocente lanche ou refeição realizado na rua será responsável por acabar com sua noite de divertimento, devido a alguma intoxicação alimentar”, explica Cátia.

“Faça boas escolhas optando por alimentos que não sejam cheios de molhos e derivados de origem animal que são mais propensos a contaminação.”