Afinal, é possível engravidar durante a menstruação?

Por Christiane Kolb e Tarsila Isabela

Não é raro ouvir mulheres (e até mesmo homens) comentando o assunto. Alguns ficam mais à vontade durante “aqueles dias”, mas é importante estar sempre atento, já que cada organismo é diferente. Afinal, é possível engravidar durante a menstruação?

A resposta é sim. Primeiro porque os espermatozoides podem sobreviver dentro do corpo por muito mais tempo do que a maioria das pessoas pensa. O normal é que eles continuem ativos por três a cinco dias. “Mas alguns podem resistir até sete dias dentro do útero”, explica Livia Daia, supervisora médica e ginecologista da Clínica Daia Venturieri, em São Paulo. “Dependendo do ciclo menstrual, pode ocorrer ovulação assim que acabar a menstruação.”

Leia mais

6 coisas que você precisa saber sobre sexo com DIU
Parar de menstruar: afinal, esta é ou não uma boa ideia?
Quer parar de tomar pílula? Então aposte neste passo a passo

Além disso, em alguns casos, o óvulo pode ser fertilizado cerca de uma semana depois do início do período menstrual, com o espermatozoide já dentro do útero ou das trompas de falópio – quase um milagre biológico, mas apenas um resquício do mecanismo evolutivo para garantir a preservação da espécie humana. “A chance é pequena, mas existe”, diz Livia.

Portanto, a dica é sempre manter relações sexuais com o uso do preservativo. Além de evitar uma gravidez indesejada, ele é o único método capaz de prevenir doenças sexualmente transmissíveis.