5 dicas para um home office mais produtivo

O lar nem sempre é doce quando se confunde com o trabalho. Não deixe estas distrações tirarem seu foco

Por Laís Barros Martins e Kate Ashford

Nem sempre trabalhar de casa é uma tarefa fácil, já que as distrações podem ser mais comuns do que se imagina, mas pequenas atitudes podem dar uma força extra nesse momento. Confira as dicas de Gisele Gengo, business e executive coach e uma das parceiras da empresa SBCoaching, que auxilia profissionais a atingirem o propósito na carreira, e melhore o seu rendimento.

1Vestuário

Não tirar o pijama sinaliza ao cérebro que ainda não é hora de trabalhar. Um estudo indica que vestir roupas que você associa ao sucesso pode impulsionar a performance. Mas fique à vontade. “Estar desconfortável pode atrapalhar a concentração  e comprometer a sua produtividade”, diz Gisele Gengo, bussiness e executive coach e uma das parceiras da empresa SBCoaching, que auxilia profissionais a atingirem o propósito na carreira.

2Tarefas

Ter um cronograma pode ser uma boa estratégia para dividir seu tempo e dar conta de tudo. O ideal é registrar e centralizar em uma agenda as principais atividades dos próximos dias. Assim, fica fácil visualizar quanto tempo você tem para executar cada uma sem misturar expediente, serviços domésticos e lazer.

3Área de trabalho

Janelas podem ser inspiradoras para algumas pessoas ou distrações para outras. Seja honesta sobre o quão produtiva você é em determinado ambiente. Se você não consegue se concentrar, é hora de reconfigurar o espaço.

4Família e vizinhos

Avise que não está disponível. Ignore mensagens e ligações pessoais ou ajuste uma resposta padrão dizendo que você retornará mais tarde. “Não tenha medo de contrariar as pessoas, seja incisiva quando for interrompida e explique que está trabalhando. Se for preciso, mantenha as portas fechadas e exija cuidados em relação a barulhos e interrupções”, afirma Christian Barbosa, de São Paulo, empresário e escritor especialista em administração do tempo e produtividade.

5Telas

Que tal ligar o rádio? Você terá “companhia” sem precisar olhar, apenas ouvir. Baixe o aplicativo Coffitivity (disponível para iOS e Android), que simula barulhos do ambiente de trabalho. Pesquisas mostram que o som de máquinas de café e conversas de fundo ajudam na criatividade.

COMPARTILHAR