Tomar café da manhã não ajuda na perda de peso, indica estudo

Por Ana Paula Ferreira

Foto Shutterstock

O café da manhã sempre foi cercado de dúvidas: ele realmente é a principal refeição do dia? Ajuda na perda de peso? É necessário tomar todos os dias? Bom, um estudo recente promete ajudar a esclarecer essas perguntas.

A princípio, a informação era de que comer uma grande refeição pela manhã ajudaria a reduzir o apetite ao longo do dia, contribuindo para a redução de peso. Contudo, após uma revisão publicada no britânico The BMJ, os estudiosos concluíram que, na verdade, as pessoas que tentam emagrecer devem pular o café da manhã.

De acordo com a nova avaliação, não há boas evidências para apoiar a idéia de que o café da manhã promove emagrecimento, assim como também não contribui para o aumento de peso.

De fato, os resultados mostram que a ingestão diária de calorias foi maior em pessoas que tomam café da manhã e que a refeição não causa mais apetite no final do dia. Contudo, os pesquisadores disseram que essas descobertas são observacionais e possivelmente refletem o estilo de vida mais saudável de um indivíduo e suas escolhas alimentares.

Como foi feito o estudo?

A equipe da Monash University, (Austrália), analisou o efeito do consumo regular de café da manhã na mudança de peso e ingestão diária de energia, com base em evidências de 13 estudos, principalmente na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, dos últimos 28 anos.

Vários deles focaram na relação entre comer ou pular o café da manhã e mudanças no peso corporal. Já outros observaram o efeito do café da manhã na ingestão diária de energia.

Os participantes se dividiram em grupos que consumiam café da manhã habitual e não habitual, ou ambos, em uma faixa de pesos corporais monitorada entre 24 horas e 16 semanas.

Leia mais

11 maneiras de ter mais energia ao longo do dia
Por que eu sempre sinto sono depois do almoço?

Os pesquisadores, então, descobriram que a ingestão diária total de energia foi maior nos grupos que tomaram café da manhã em comparação com aqueles que não comeram. O resultado para esse grupo foi de uma média de 260 calorias a mais consumidas em um dia, independentemente de seus hábitos habituais de café da manhã. Além disso, as conclusões mostraram que aqueles que pularam a refeição tinham em média uma libra (0,44 quilos) a menos.

Portanto, os estudiosos não encontraram “diferença significativa” nas taxas metabólicas entre pessoas que comiam e não comiam café da manhã.

A coautora do estudo, Flavia Cicuttini, da Monash University, disse: “Atualmente, a evidência disponível não apoia a modificação de dietas em adultos para incluir o consumo de café da manhã como uma boa estratégia para perder peso”. E acrescentou: “Embora tomar café da manhã regularmente possa ter outros efeitos importantes, é preciso cautela ao recomendá-lo para perda de peso em adultos, pois pode ter o efeito oposto”.