Exitem dois tipos de pessoas: as que pulariam no chuveiro na primeira oportunidade – mesmo após uma aula de Ioga que não trouxe suor – e as que poderiam passar três dias na base de lenços umedecidos e dry shampoo. Mas, afinal, temos que tomar banho todos os dias?
“Dia sim, dia não ou a cada 3 dias é um bom número”, diz o dermatologista Dendy Engelman, dos EUA. Menos que isso e as bactérias e sujeiras podem acumular, causando inflamações (e a mesma quantia vale para seu cabelo, é só observar: lave com mais frequência se tem couro oleoso e menos se ele é seco).
Leia mais
15 produtos para usar antes, durante e depois do banho
Shampoo 2 em 1 funciona mesmo? Entenda como ele age nos fios
Parece nojento para você que toma três banhos por dia? Pois saiba que é, sim, possível tomar banho demais. Apesar de não haver um número exato sobre quanto é demais — ele varia de pessoa para pessoa –, você está exagerando se sua pele começa a ficar seca e irritada, já que o excesso pode remover a camada de óleo protetora da pele.
Ainda não tem certeza se sua frequência é a ideal? Alguns fatores podem influenciar, como…
Quanto você treina
“Suor pode levar a espinhas, especialmente quando combinado com bactéria e maquiagem”, diz Dendy. Então se você fez uma aula que te deixou suando, se lave logo após.
Onde você mora
“Se você mora em um ambiente úmido, como em praias, você vai suar mais e precisar de mais banhos para minimizar as bactérias na pele”, diz o médico. Em climas mais secos, por outro lado, você pode banhar menos. De novo: a regra é que quanto mais suor, mais banho.
Água mineral também pode ser um problema – sim, estamos falando do spray de água termal –, já que elas contém minerais que deixam resíduos na pele e no cabelo, causando irritação, se acumulados. Por isso, se você tomar banho de menos e achar que a água termal basta, sua pele pode ficar sem viço, já que os hidratantes tópicos não vão penetrar.
Seu tipo de pele
Você ainda pode tomar um banho por dia se sua pele for seca. Contudo, evite de remover os óleos naturais no processo. Para evitar que isso aconteça, deixe de lado a água quente.