TESTAMOS: Dispositivo Sportllux

Equipamento com LED que ajuda na recuperação muscular e pode ser usado em casa

Recebemos na redação o novo gadget do mundo fitness, o dispositivo Sportllux, da Cosmedical, que promete ajudar na recuperação muscular quando usado depois daquele treino pesado ou até melhorar seu desempenho nos exercícios, quando usado antes. O processo de fotobiomodulação emite ondas de luz de baixa frequência (vermelha e infravermelha) que penetram diretamente no tecido muscular e estimulam a micro-circulação na área, causando um efeito analgésico e anti-inflamatório. Tudo com poucos minutos por dia, podendo ser feito em casa, sentada no sofá curtindo um streaming e comendo pipoca.
Divulgação
O produto possui três variações de tamanho, cada um indicado para uma área: braços, pernas e costas. Você coloca sobre a região desejada prendendo como uma cinta e, ao ligar, o produto emite um bipe dando início ao processo. O gadget pode ter três finalidades:
  1. Uma sessão antes da atividade física: Para preparar os músculos;
  2. Duas sessões seguidas logo após a atividade: Acelerar a remoção do ácido lático;
  3. Duas sessões seguidas duas vezes ao dia: Ação anti-inflamatória no caso de lesões;
Nossa designer Rubiani Okamoto testou por quase dois meses o aparelho para costas. Confira o que ela achou do produto.
“Comecei os testes em janeiro de 2018. Apesar de estar de férias, não viajei, então foquei nos exercícios. Resolvi conhecer novas modalidades de aulas (costumava fazer corrida funcional), como ioga, pilates e dança. Treinei quase seis dias por semana e, em alguns deles, chegava a treinar duas vezes, de manhã e de noite. Sou focada nos treinos e sempre procuro dar o meu máximo. Por consequência, algumas aulas me deixaram dolorida nos dias seguintes.
A primeira vez que usei o Sportllux foi depois de um longão de corrida (12km) e, no dia seguinte, uma aula de HIIT 45 minutos com exercícios funcionais e tiros na esteira! Minha pernas estavam acabadas e resolvi fazer duas sessões seguidas do gadget em cada coxa, totalizando 40 minutos. O dispositivo esquenta a pele, mas a temperatura não chega a incomodar e praticamente não faz nenhum barulho, a não ser pelos bipes quando liga e desliga. Logo que acaba, a impressão é de que a dor foi bem amenizada, mas depois que esfria, ela acaba voltando. Usei no dia seguinte da mesma forma e peguei bem mais leve nos exercícios.

 

Cada sessão dura 10 minutos.
Normalmente, as minhas pernas ficam doloridas por pelo menos dois dias após treinos pesados. A diferença que notei foi que, logo depois do primeiro dia, a dor era bem menor. Usei em mais algumas ocasiões em lugares distintos, como braços, costas e lombar e percebi uma melhora nas recuperações. Como o modelo era apenas para as costas, tive que improvisar para usar nos outros locais. Deu um trabalho, mas funcionou. Ainda gosto de sentir aquela dorzinha muscular depois das aulas, porque sinto que o rendimento foi bom e que estou evoluindo, mas nas situações em que a dor persiste e chega a me incomodar no dia a dia, o gadget tem me ajudado. “

O dispositivo pode ser encontrado aqui por R$450. Sportllux também é indicado pelo fabricante para câimbras, lombalgias, fibromialgias, reumatismo, fadiga muscular, redução de edema, tendinites, artrites, artroses, bursites, síndrome do túnel do carpo, pós-operatório, dores neurológicas. IMPORTANTE: sempre bom lembrar que ele não substitui nenhum tratamento médico e não compensa nenhum medicamento prescrito.