Quem acorda de mau humor sabe que a última coisa que pretende encarar logo cedo são exercícios físicos, pessoas ultra-animadas e um som alto estourando na caixa de som. Mas nós encontramos uma série de aulas que, por mais que sejam ministradas por professores MUITO animados e tenham uma playlist eclética tocando ao fundo, manda a cara feia para longe: A Mexe Company. Parece mentira, mas a redação inteira da Women’s Health Brasil foi testar o programa para mostrar como funciona cada uma das modalidades, que combinam dança com atividades físicas.
São seis aulas da Mexe: Fitness, Jump, Ball, Fight, Fast e Step. Geralmente elas são passadas separadamente, mas como queríamos testar todas, fizemos um mix e, claro, saímos – pelo menos as menos condicionadas da equipe – da sala suando horrores e com as pernas trêmulas. Mas mesmo com todo o cansaço, o sorriso estava no rosto de todas. Durante as aulas, o riso era constante, principalmente após episódios de falta de coordenação ou reboladinhas em cima do step ao som de algum axé desconhecido. Foi confirmado: o ditado “quem dança seus males espanta” é real. Confira um pouco como é cada modalidade, que queima, no mínimo, 500 calorias por aula:
Mexe Fitness:
Uma aula de dança coletiva, com passos simples e modernos, utilizando vários ritmos brasileiros e internacionais.
Mexe Jump:
Trata-se de uma aula cardiovascular coletiva que utiliza o mini-trampolim como ferramenta de atividade física.
Mexe Ball:
A aula utiliza passos de dança com a bola suíça e exercícios de fortalecimento.
Mexe Fight:
A modalidade utiliza movimentos similares a diversas aulas de luta com uma pitada de dança.
Mexe Fast:
Essa aula coletiva é livre de equipamentos e utiliza o seu próprio peso corporal ou de alguma outra participante para executar diversos exercícios de força e agilidade. É uma espécie de HIIT (treino de alta intensidade).
Mexe Step:
A modalidade utiliza movimentos básicos (subir, descer e suas variações) do step, sequências de dança e combinações de exercícios neuromusculares.