As pessoas estão esfregando escova na pele para tratar celulite. Funciona?

Por Daley Quinn – Women’s Health EUA

Saiba tudo sobre essa nova técnica para tratar celulite
Foto Shutterstock

E se eu lhe disser que esfregar uma escova na pele pode ajudar a tratar celulite, aumentar o fluxo sanguíneo e fazer você brilhar? Você provavelmente me acharia doida, certo?

Bem, dry brushing (conhecida aqui como escovação a seco) é, na verdade, uma prática de beleza muito amada. Até mesmo Gwyneth Paltrow, a rainha da beleza, jura que já apostou neste tratamento acessível. Ainda assim, honestamente, esfregar uma escova nas pernas parece estranho. Muito estranho.

Então, o que exatamente é dry brushing?

Basicamente, é o que parece. “Essa escovação a seco é um tratamento que utiliza esfoliações corporais firmes para ajudar a tirar as células mortas da superfície da pele”, diz o dermatologista Joshua Zeichner (EUA). “O procedimento também ajuda a melhorar a drenagem linfática e a circulação”, acrescenta.

Leia mais

Entenda por que cafeína ajuda a diminuir a celulite
É possível acabar com a celulite e com a barriga antes do verão chegar?

A escova pode vir em vários formatos e tamanhos. Contudo, geralmente apresenta cerdas naturais que são suaves o suficiente para poder ser usada no rosto e corpo. Muitas vezes ela inclui uma alça longa para lugares mais difíceis de alcançar, como as costas.

Dá realmente para notar benefícios?

O principal benefício é a esfoliação. “A escovação a seco melhora a aparência da pele, removendo as camadas superiores, células mortas e revelando uma cútis saudável”, aponta o dermatologista Dendy Engelman (EUA).

Sobre a celulite, a profissional diz que pode mesmo ajudar. “Basicamente, esses furinhos aparecem quando bolsas de gordura corporal são empurradas contra o tecido conjuntivo vertical em torno das células de gordura”, explica ela. Isso coloca pressão no tecido conjuntivo, que por fim empurra a gordura contra as camadas superiores da pele. A escovação a seco ajuda a promover circulação e drenagem linfática, o que ajudaa a reduzir a inflamação e fortalece o tecido conjuntivo. Isso tudo, então, minimiza a aparência da celulite.

No entanto, deve-se notar que a escovação a seco é provavelmente o método menos eficaz para lidar com qualquer nível de celulite. Zeichner acrescenta que há poucos dados que mostram como essa técnica é eficaz para a circulação e sistema linfático.

Mas há alguma desvantagem em usar a escovação a seco?

“Você deve evitar essa técnica se tiver pele seca, sensível ou se tiver eczema”, orienta Zeichner. “Quando a barreira da pele é interrompida, pode levar a irritação, inflamação e piora da secura”, completa.

“E se você quiser ver os resultados (especialmente para celulite), tem que escovar todos os dias”, diz Engelman. “Qualquer efeito da escovação a seco é de curta duração e quando o tratamento parar, a celulite voltará.”