Evento de Solange Frazão: saiba quais são os malefícios do açúcar na dieta

Por Redação WH

malefícios do açúcar
Foto: Marucia Kintchev

Você sabe os malefícios que o açúcar pode fazer no seu organismo? Pois é. Sabendo da importância dessa conscientização, Solange Frazão, influenciadora fitness, propôs um desafio para seus seguidores: ficar 180 dias sem comer açúcar e praticando exercícios físicos. Durante esse período, ela direcionou nas suas redes sociais informações e comprovações científicas de que o açúcar em excesso pode causar doenças relevantes como: obesidade, diabetes, colesterol alto, gordura no fígado, câncer, gastrite, pressão alta, diminuição da memória, trombose, entre outras doenças.

Leia mais

Como substituir o açúcar e o sal de cozinha
Quer cortar o açúcar? Aposte no extrato de baunilha
Mel x Açúcar: qual a melhor opção? Descubra a resposta!

“Melhora a disposição, a autoestima, o funcionamento do organismo em geral, e até mesmo, previne muitas doenças graves. Adorei o resultado! Muitas pessoas se conscientizaram e estão prontas para uma vida com mais qualidade e buscam mais a longevidade”, afirma Solange Frazão.

Ao final desse processo, em evento organizado pela influenciadora para suas seguidoras em São Paulo, profissionais falaram mais sobre os malefícios do açúcar na dieta.

Malefícios do açúcar na dieta

Desenvolvimento de doenças

Dr. José Bento, ginecologista e obstetra, contou como o corte de açúcar evita que desenvolvamos doenças que nem parecem ligadas a substância como o câncer de mama.

Alterações na flora e como substituir o açúcar

Lais Murta, nutricionista especializada em alimentação funcional, falou mais sobre os efeitos de uma alimentação com excesso de açúcar ao organismo, indo desde alteração da flora intestinal até depressão e ansiedade. A especialista ainda indicou alguns substitutos para o açúcar: açúcar de massa, tâmaras, uva passas e até adoçantes mais saudáveis como estévia e xilitol.

Malefícios do açúcar para a pele

Segundo a dermatologista Kátia Volpe, o açúcar pode ser drástico para nossa pele: acelera o envelhecimento, enfraquece o colágeno e aumenta a incidência da acne adulta. É mais ou menos o mesmo processo que ocorre quando ingerimos a farinha branca, presente nas massas em geral.

Dificuldade na perda de peso por conta do açúcar

Lucca Frazão, educador físico especializado em treinamento esportivo e biomecânica do exercício, contou mais sobre porque o açúcar dificulta tanto a perda de peso. Ele ainda mostrou números alarmantes: a cada 1 kg de açúcar consumido, é necessário perder 7.700 calorias para “balancear a cont

Automatização de hábitos

O especialista em estratégias comportamentais para alto desempenho, André Franco, deu dicas de como facilitar a adoção de uma nova rotina, sem a ingestão de açúcar:

– Facilitar o acesso ao novo hábito o máximo possível

– Dificultar o comportamento antigo

– Fracionar o hábito, adotando-o gradualmente

O coach esportivo Ivan Pepelisascov e Paulo Alvarenga, empresário e coach especialista em performance e inteligência emocional, ainda deram um ânimo a mais para o evento e provocaram momentos de reflexão.