Snacks (nada) saudáveis

Por Gabriel Cunha Bentley e Marygrace Taylor

Eles são mesmo inofensivos? Um lanche durante a tarde ou mini refeições podem ajudar a conter a fome e manter os níveis de açúcar no sangue e a energia do corpo equilibrados. Mas, quando uma explosão de comidinhas práticas invadiram os supermercados – e a sua bolsa –, ficou difícil manter o foco. 

“Por serem alimentos saudáveis, é comum ingerirmos maiores quantidades sem culpa e sem pensar nos valores nutricionais, como uma forma de aliviar o estresse”, explica Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium, em São Paulo. “Mas não é porque o alimento é menos calórico que você precisa dobrar a quantidade para se sentir saciada”, completa.

Em uma recente pesquisa de mercado da empresa germânico-americana Nielsen, descobriu-se que 60% dos nossos lanches entre refeições não são planejados. Ou seja, apenas o ingerimos porque está à mão. As calorias extras consumidas com esses petiscos já ultrapassam a linha das 450 kcal a mais na alimentação diária. Quando calculamos isso ao longo de um ano, chegamos na impressionante marca de 7 quilos a mais na balança. E pior: pesquisas revelam que inundar o corpo com um suprimento de calorias desnecessárias pode ocasionar uma sobrecarga de trabalho ao fígado, desencadeando problemas crônicos, como diabetes tipo 2. 

Não podemos usar a premissa de comer a cada três horas se não estamos realmente com fome. Devemos comer quando ela bate”, completa Cynthia. “Costumamos comer mais quando estamos ansiosos e isso acontece quando não paramos para apreciar uma refeição. O simples exercício de olhar tudo o que está à mesa antes de escolher o que pegar já gera certa saciedade”, declara. A melhor dica é: escute seu estômago – literalmente. Se a sua barriga não está dizendo “tenho fome”, não coma. Em uma pesquisa recente com consumidores americanos, revelou-se que 62% deles comem apenas porque sentem desejo, 25% culpam o tédio e o resto usa a comida para aliviar o estresse.

Como comer apenas três vezes ao dia pode acabar baixas de glicose no organismo e ainda aumentar a fome, as porções desses lanchinhos devem ser reduzidas.