Estudo indica que queijo gorduroso pode ser bom para o colesterol

Por Ana Paula Ferreira

Foto Shutterstock

Você fica com água na boca só de pensar em comer queijo derretido (daqueles bem gordurosos!)? Por mais que digam que faz mal para a saúde, muitas pessoas não abrem mão dessa delícia. A boa notícia é que um estudo recente concluiu que a gordura do queijo pode ser boa para o colesterol.

Para chegar a essa conclusão, os responsáveis pela pesquisa feita na University College Dublin (Irlanda) dividiram quatro grupos de pessoas. O primeiro era encarregado de ingerir 120 gramas de cheddar por dia. O segundo, cheddar e manteiga com baixo teor de gordura. O terceiro consumiu apenas manteiga, além de proteína em pó e suplementos de cálcio (imitando o valor nutricional do queijo). Por fim, o quarto grupo não tinha queijo algum.

Leia mais

Quantos ovos você pode comer por semana?
Falta tempo? 3 truques para ter um jantar rápido e gostoso
IZA sobre sua alimentação: “Como tudo que eu quero”

Com isso, os cientistas notaram que as pessoas que comeram cheddar – considerado um queijo gordo – reduziram seu colesterol de forma mais eficaz. Já os grupos do queijo com pouca gordura e do suplemento de manteiga baixaram um pouco o colesterol, mas não tão bem.

Para os pesquisadores, esse resultado levantou a evidência de que o cálcio e a proteína do queijo são capazes de reduzir os efeitos da gordura da manteiga sobre o corpo.

“Precisamos parar de pensar sobre os alimentos em termos de gordura e seu teor de gordura saturada, e pensar sobre eles como um alimento completo”, declarou uma das autoras do estudo, Emma Feeney.