É preciso guardar a pasta de amendoim na geladeira?

Por Isadora Baum -- Women’s Health EUA

Pode guardar manteiga de amendoim na geladeira?
Foto: Shutterstock

Sem dúvida, a pasta de amendoim é um dos alimentos mais queridinhos atualmente. Você pode espalhá-la no pão, adicioná-la a smoothies, misturar com uma colher de aveia ou até consumi-la pura. No entanto, quando se trata de armazenar essa comida mágica (quando você não tiver vontade de comer o pote inteiro de uma só vez, é claro) é aí que as coisas ficam um pouco controversas. Algumas pessoas guardam a pasta de amendoim na geladeira, enquanto outras apostam no armário. 

Pessoalmente, prefiro alimentos na temperatura ambiente. Mas me pergunto se estou fazendo a escolha certa em termos de segurança, sabor e textura. Então, pedi a Alex Lewis, nutricionista da plataforma Baze, para ponderar se você deve ou não colocar a pasta de amendoim na geladeira

Afinal, pasta de amendoim é mesmo saudável?

Afinal, é preciso colocar a pasta de amendoim na geladeira?

Se você conseguir manter a pasta de amendoim em um local fresco e escuro, não precisará refrigerar. “Em ambientes de clima frio e mais seco, leva de três a quatro semanas para o óleo de alimento ficar ruim. Ou seja, se você consegue consumir um pote em menos de um mês, não há necessidade de refrigerá-lo”, diz a especialista. “No entanto, como a vida é imprevisível, eu sempre refrigero a minha só para não correr o risco de desperdiçar meu dinheiro!”, acrescenta ela.

QUER CORTAR O AÇÚCAR? APOSTE NO EXTRATO DE BAUNILHA

Uma ressalva: se você encontrou sua pasta de amendoim na seção refrigerada da loja (o que é improvável, mas pode acontecer), guarde-a na geladeira quando chegar em casa.

“Por fim, verifique o rótulo do produto que comprar. Se for necessário colocar a pasta de amendoim na geladeira, estará escrito ‘refrigere após abrir’ em algum lugar”, diz Alex. Caso contrário, vai de você.

15 alimentos que aumentam a imunidade

E se for feita em casa?

Pode ser uma boa idéia refrigerar a o alimento natural (Alex recomenda), mas certamente não é necessário. A questão é: a pasta de amendoim natural é apenas amendoim, sem ingredientes processados ​. O que é ótimo, mas também significa que o óleo tende a se separar dos grãos moídos. “Se você refrigerar, ajudará a manter os sólidos e os óleos juntos”, explica Alex.

Outra vantagem da geladeira: “os óleos da pasta de amendoim podem ficar rançosos depois de algumas semanas. Principalmente se você estiver em um clima quente”, diz ela. Por isso, um ambiente fresco pode ajudar a impedir esse resultado.

Pasta de amendoim vence?

Ok, agora que você sabe que o óleo pode “ficar ruim” depois de algumas semanas, provavelmente está se perguntando o que isso significa exatamente. “Os óleos da pasta de amendoim podem ficar rançosos”, afirma a nutricionista. “Além disso, o produto que não contém conservantes tem um risco maior de desenvolver mofo”, diz ela. Não importa a data, se você notar mofo, jogue o pote fora o mais rápido possível. E se cheira mal, compre um novo.

5 combinações de alimentos saudáveis

Caso contrário, siga estas diretrizes:

Pasta de amendoim natural: se for guardar no armário, coma em menos de um mês. Se for armazenar na geladeira, ela pode durar vários meses.

Pasta de amendoim com conservantes: se armazenada no armário, permanece boa de dois a três meses. Na geladeira, pode durar até nove. 

Frascos fechados: seguem a data de validade no rótulo.

Se você decidir colocar a sua pasta de amendoim na geladeira, “poderá achar difícil tirá-la do pote e espalhá-la no pão”, diz a nutricionista. Uma dica? “Pegue a porção que você deseja e deixe descansar em temperatura ambiente para amolecer um pouco antes de servir. Isso também deixa o gosto um pouco melhor, na minha opinião!”