Pedalar deixa as coxas muito musculosas?

Por Aleisha Fetters

coxas muito musculosas
Foto: Shutterstock.

Afinal, pedalar engrossa ou afina as pernas? Primeiramente, vamos esclarecer algumas coisas. Coxas muito musculosas não necessariamente significa “coxas gordas”, mas sim definidas. Ter medo de engrossar as pernas é uma razão muito boba para não praticar um exercício que você ama e que faz bem à sua capacidade cardiovascular e muscular.

Leia Mais
+ Conheça o programa que te obriga a pedalar para assistir ao Netflix
+ Dia de recuperação ativa: 10 opções do que fazer
+ Queime calorias: 10 melhores exercícios para perda de peso

“Para que a perna fique de fato mais musculosa, é necessário fazer exercícios complementares, como os funcionais e/ou musculação. O pedal por si só apenas tonifica as pernas”, afirma Claudia Franco, instrutora do Ciclofemini, uma escola de pedal só para mulheres, em São Paulo. Segundo a treinadora, andar de bicicleta define não só os músculos das pernas, mas também os do bumbum e da barriga. “Essa atividade é uma das que mais emagrecem, por se tratar de um exercício aeróbio”, diz.

Nível do treino

Agora, o tanto que você irá definir suas pernas e emagrecer dependerá, é claro, do nível do treino. “Ao pedalar em ritmo de passeio, a ciclista tende a queimar, em média, de 400 a 800 calorias por hora. Mas se a ideia é definir, será necessário pedalar pelo menos três vezes por semana, durante uma hora, com a Frequência Cardíaca Máxima (FCM) na média de 70%”, explica Franco. E quanto mais músculo você ganha, mais rápido seu metabolismo fica, ou seja, mais gordura é queimada.

Sedentarismo

Vale lembrar que ficar parada engrossa mais suas pernas do que fazer exercício. Porém, no caso, o resultado não será coxas muito musculosas, mas com gordura. Pesquisadores da Harvard School of Public Health, nos EUA, estudaram mais de 18 mil mulheres por um período de 16 anos. O resultado mostrou que aquelas que pedalavam pouco menos de cinco minutos por dia ganharam menos peso nessa região do que aquelas que não pedalavam.

Conclusão

Se você é uma ciclista fanática, bom para você. Continue pedalando. Se está pensando em começar a pedalar, mas tem medo que isso engrosse suas pernas – sinceramente, pare de se estressar com isso.