Estudo diz que química no cabelo aumenta risco de câncer de mama

Por Jennifer Nied - Redação Women's Health EUA

Química no cabelo aumenta risco de câncer de mama
Foto: Shutterstock

Um novo estudo publicado no International Journal of Cancer afirma que química no cabelo aumenta risco de câncer de mama. O estudo descobriu que mulheres que usavam corantes capilares permanentes e alisadores químicos estavam em maior risco de desenvolver a condição.

Leia mais

Outubro rosa: 5 sinais de câncer de mama que não são caroços
Estudo aponta que câncer de mama em jovens não é hereditário
Mulheres que acordam cedo têm menos chance de ter câncer de mama 

Especialistas dizem que os resultados são inconclusivos e são necessários estudos mais definitivos antes que os médicos possam aconselhar a mudança de hábitos capilares.

O novo estudo que descobriu que mulheres com química no cabelo têm mais chance de ter câncer de mama deixou muitas mulheres preocupadas quando foi lançada no início de dezembro. Mas você deve realmente cancelar sua próxima consulta no salão de cabeleireiro?

Química no cabelo aumenta risco de câncer de mama: A pesquisa

Publicada pelo National Institutes of Health no International Journal of Cancer, a pesquisa analisou dados de 46.709 mulheres – todas com uma irmã diagnosticada com câncer de mama, mas sem câncer no momento da inscrição.

Os pesquisadores descobriram que mulheres que usaram tintura de cabelo permanente no ano passado tiveram 9% mais chances de desenvolver câncer de mama do que mulheres que não usaram tintura de cabelo. O uso mais frequente aumentou o risco, especialmente entre mulheres afro-americanas. O uso permanente de tintura de cabelo a cada cinco a oito semanas ou mais foi associado a um aumento de 60% no risco de câncer de mama entre mulheres afro-americanas. Em comparação com mulheres brancas que só tinham 8% de aumento no risco.

Os alisadores de cabelo químicos também foram analisados. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que usavam alisadores de cabelo a cada cinco a oito semanas tinham 30% mais chances de desenvolver câncer de mama. As taxas foram semelhantes entre mulheres brancas e mulheres afro-americanas. Embora produtos químicos para alisamento de cabelos fossem muito mais comumente usados ​​entre mulheres afro-americanas no estudo.

Porque mulheres com química no cabelo têm mais chance de ter câncer de mama?

Os pesquisadores especularam que certas substâncias químicas nesses produtos para o cabelo interromperam o estrogênio e outros hormônios no corpo. Dessa forma, utilizar os produtos poderia aumentar o risco de câncer de mama de uma pessoa. Porém o estudo não se aprofunda muito na causa por trás dessa ligação.

Então, isso significa que você precisa tirar a tintura e seu processo de alisamento do cabelo?

Não necessariamente. “Essas mulheres já têm um risco aumentado de câncer de mama porque cada mulher no estudo tem uma irmã com câncer de mama”, disse Stephanie Bernik, MD, chefe de cirurgia de mama no Mount Sinai West, à Women’s Health EUA. “Portanto, os resultados não são conclusivos.”

Ainda assim, “o estudo é provocativo e levanta questões quanto à segurança de corantes capilares permanentes”, diz Bernik. “Estudos mais definitivos precisariam ser realizados antes que os médicos fossem contra a tintura permanente do cabelo”, completa.