Quando eu corri uma maratona pela primeira vez, uma amiga me presenteou com uma sacola gigante de sais. Ela me disse que era necessário porque os sais eram ricos em magnésio muscular e calmante das articulações, que podiam ser absorvidos eficientemente quando jogados no banho. Embora nunca tenha considerado o magnésio na minha rotina de cuidados com a pele, recentemente comecei a me perguntar: o ingrediente reparador poderia conter a inflamação no meu rosto da mesma forma que para os músculos?
Leia mais
8 hábitos que você tem que mudar para melhorar a acne
Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
Cílios postiços podem causar queimaduras durante ressonância magnética
Minha curiosidade despertou e procurei um creme com esse ingrediente na fórmula. Minha pele está tão seca por causa do ar condicionado interno, mas um simples creme mantém a minha aparência úmida.
Como vocês podem ver, meus pontos vermelhos apenas desapareceram.
Impressionante, certo? Isso ocorre porque o magnésio é um ingrediente incrivelmente calmante para a pele. “Isso diminui a vermelhidão e melhora a aparência da acne, rosácea e pode resultar em um tom de pele melhor”, diz Marnie Nussbaum, dermatologista da cidade de Nova York. “O magnésio estabiliza os desequilíbrios hormonais, diminui os níveis de cortisol e melhora o funcionamento celular, o que pode reduzir a inflamação e a vermelhidão na pele”.
A aplicação tópica de magnésio é a sua melhor aposta. “Muitas pessoas evitam suplementos de magnésio, pois tendem a ter um efeito laxante e não está claro o quanto a pele se beneficia diretamente dos suplementos”, explica Nussbaum. “Quando você aplica magnésio topicamente, é mais fácil de absorver pela pele e pode ser benéfico para quem sofre de rosácea ou acne, pois pode reduzir a inflamação”.
Lá fora, diversas marcas já apostam nos poderes antiinflamatórios do magnésio. Aqui, ainda não temos a mesma diversidade. Mas, com certeza, é uma tendência a ficar de olho.