Por Maurizio Pupo
Às vésperas do verão, é comum a corrida às academias e às dietas calóricas que prometem deixar o corpo magro e com as linhas definidas além do abdômen trincado e as pernas lisas e sem celulite. É claro que esses hábitos, quando usados em conjunto e com orientação profissional adequada, podem ter efeitos transformadores notáveis sobre as formas do corpo. E para melhores resultados tudo isso pode sempre ser associado a bons cremes, que ajudem a eliminar localmente tanto a celulite quanto a gordura acumulada fazendo com que o seu sonho se torne realidade. Mas será que essas medidas bastam para chegarmos no verão com o corpo que pedimos a Deus? Em primeiro lugar, é preciso entender o que está por trás da celulite e da gordura abdominal, além dos benefícios e limites de cada tratamento. Confira algumas dicas:
Celulite, o que é e como atacá-la de frente
A celulite é uma alteração da pele que chega a afetar quase todas as mulheres após a puberdade e que, como se pode supor, está intimamente relacionada ao hormônio estrógeno. Ao entrar na puberdade o corpo das meninas aumenta a produção deste hormônio feminino que, ao moldar as suas curvas e silhueta, acaba valendo-se da gordura subcutânea para esta finalidade. Assim podemos dizer que o estrógeno deposita mais gordura sob a pele da mulher do que aquela encontrada na pele do homem e que esta gordura, quando em excesso, é a grande causa da celulite por comprimir vasos sanguíneos e linfáticos e por levar ao edema e à formação de fibrose na pele da mulher. Uma vez que o estrógeno faz parte de toda a vida da mulher, a melhor forma de prevenir e tratar a celulite é reduzir os depósitos de gordura através da dieta e de cremes lipolítcos à base de cafeína, que queimam esta gordura por agir diretamente na pele.
Gordura da barriga, como se deposita e como reduzir
Sempre que engordamos o primeiro lugar onde a gordura se deposita é na barriga e quando emagrecemos é também na região da barriga que ela irá sair por último. Intimamente ligada à diversos hormônios como o cortisol – hormônio do stress – e hormônios sexuais – como a testosterona dos homens e o estrógeno da mulher – a gordura abdominal é sempre um grande problema para quem quer chegar no verão com o corpo em plena forma. Embora seja comum as pessoas acharem que a prática de exercícios abdominais ajuda a eliminar a gordura desta região a verdade é que, embora os exercícios exerçam um papel importantíssimo no enrijecimento da musculatura do abdômen e na queima de calorias que levará ao emagrecimento do corpo todo, eles pouco podem fazer pela gordura abdominal quando não forem associados a dietas de restrição calórica e a aplicação de cremes à base de cafeína – uma substância com potente ação lipolítica capaz de queimar a gordura localmente. Sendo assim, podemos dizer que para chegar ao verão com um abdômen trincado, é preciso unir a dieta e os cremes de cafeína à prática adequada e frequente de exercícios que enrijeçam a musculatura da barriga e da cintura.