Qual é a diferença entre ovo branco e ovo marrom?

Por Lauren Del Turco – Women’s Health EUA

diferença entre ovo branco e ovo marrom
Foto Shutterstock

Como uma boa amante de gema mole, sempre garanto que minha geladeira tenha uma dúzia (ou duas!) de ovos. Geralmente, contudo, passo uns bons cinco minutos olhando as caixas de papelão do supermercado me perguntando qual a diferença entre ovo branco e ovo marrom antes de decidir qual tipo levar para casa.

Apesar da minha tendência de optar pelos marrons de aparência extravagante, muitas vezes me questiono se eles são realmente melhores do que os brancos comuns. Por isso, levei essa dúvida a um profissional. Eis o que ele me contou.

Os ovos realmente vêm em várias cores diferentes

Embora você possa achar que a cor da casca de ovo diz muito sobre o que há dentro dele, na verdade só revela uma informação simples (e não tão importante): a raça da galinha que a colocou, de acordo com a nutricionista Bonnie Taub-Dix, autora do livro “Read It Before You Eat It” (“Leia Antes de Comer”, em tradução livre) e do site Better Than Dieting (EUA).

As galinhas Legorne botam ovos brancos, enquanto as galinhas Orpington botam ovos marrons, de acordo com a Michigan State University (EUA). Enquanto isso, outras galinhas produzem ovos ainda mais coloridos. As galinhas Ameraucana botam ovos azuis, enquanto Olive Eggers produz ovos com uma tonalidade verde oliva.

Embora todos os ovos comecem do branco, galinhas diferentes tingem as cascas com pigmentos variados antes de liberá-las, daí tantas opções de ovos nas prateleiras das lojas.

Ovos marrons não são necessariamente melhores para você

“Como o marrom parece mais ‘natural’, muitas vezes dá a impressão de que são mais saudáveis”, diz Taub-Dix. “Mas isso não é verdade.”

Lembre-se: a cor da casca de um ovo não tem nada a ver com sua qualidade nutricional. “Todos costumam ser boas fontes de vitaminas D e B12 e proteína de alta qualidade”, aponta a profissional.

Leia mais

Quantos ovos você pode comer por semana?
Comer um ovo por dia pode reduzir risco de doença cardíaca
4 receitas de ovos mexidos diferentes para variar o cardápio

Como muitos outros produtos, os ovos marrons são simplesmente comercializados para nós como “mais saudáveis” e mais naturais. “Em última análise, a qualidade se resume ao tipo de ambiente em que a galinha vive”, explica ela. Crie dois tipos diferentes de galinhas nas mesmas condições e com o mesmo alimento e, embora seus ovos pareçam diferentes, eles oferecerão nutrição semelhante.

Nota: em alguns casos, alterações na cor da casca de um ovo de uma determinada galinha podem indicar defeitos ou problemas, segundo a North Carolina State University (EUA). Se os ovos geralmente brancos de uma galinha começarem a ficar levemente amarelados, por exemplo, é sinal de que ela está estressada. No entanto, embora esses problemas possam afetar a qualidade, eles não tornarão um ovo marrom completamente branco ou vice-versa.

A cor do ovo também não muda o sabor

Assim como a cor da casca não afeta o valor nutricional do conteúdo, ela também não interfere no sabor.

De fato, por décadas, os pesquisadores identificaram a dieta de uma galinha como a maior influência no sabor de seus ovos. A quantidade de gordura que uma galinha come, por exemplo, tem um impacto notável.

O frescor de um ovo – e como ele é armazenado – também pode afetar seu gosto. Também de acordo com a North Carolina State University, os ovos armazenados perto de alimentos com cheiro forte (como na geladeira) geralmente absorvem parte de seu sabor.

Mas então por que ovos marrons costumam ser mais caros?

As empresas de alimentos usam a aparência dos ovos marrons para vendê-las como “melhores para você”. Com esta mesma lógica, os vendem a um custo mais alto. “É tudo sobre marketing”, garante Taub-Dix.

No entanto, pode haver uma razão legítima pela qual alguns ovos marrons ostentam um preço mais alto. “A raça de frango que põe ovos marrons tende a ser maior e pode custar mais para alimentar e criar”, explica ela.

Veja como escolher os melhores ovos

Embora não exista diferença entre ovo branco e ovo marrom, isso não significa que todos sejam criados iguais. Tudo, desde o que as galinhas comem até se vivem em gaiolas internas ou fora de um pasto, é importante. Algumas pesquisas, inclusive, sugerem que galinhas que recebem bastante sol produzem ovos que contêm níveis mais altos de vitamina D.

Para escolher a caixa mais saudável, procure termos como:

Orgânico: isso significa que seus ovos vieram de galinhas criadas sem exposição a pesticidas, fertilizantes comerciais, alimentos geneticamente modificados ou antibióticos (a menos que estejam doentes).

Enriquecido com ômega-3: de acordo com o Taub-Dix, esses ovos são provenientes de galinhas alimentadas com algas ou óleo de peixe para aumentar a quantidade de ômega-3 em seus ovos.

Selo Certified Humane: esta certificação sem fins lucrativos promete que “os produtos alimentícios vieram de instalações que atendem a padrões objetivos e precisos para o tratamento de animais de fazenda”.

Portanto, a única maneira de saber de onde vêm seus ovos é examinar a caixa – não a cor deles.