Por Macaela Mackenzie
Quando você se esforça para chegar ao treino na hora (o que parece acontecer todo dia), é tentador pegar qualquer coisa que esteja por perto para um lanchinho. Mas como você provavelmente adivinhou, comer qualquer coisa antes de se exercitar não é o melhor dos mundos.
“Lanches pré-treino podem ser tão importantes quanto os pós, para otimizar a performance e recuperação”, diz Lisa Moskovitz. “Nada sabota mais um treino do que não consumir os alimentos certos ou consumir alimentos inapropriados.”
Então, o que você deve comer? “O melhor lanche pré-treino deve ter carboidratos de digestão fácil”, diz Moskovitz. Ela recomenda lanches simples como uma banana ou 2/3 de uma xícara de cereais integrais e com baixo teor de açúcar, com leite de amêndoas. Mas fique de olho em seu consumo. Se você vai fazer uma rápida sessão de suor (de uma hora ou menos) você provavelmente só vai precisar de 15 a 20 gramas de carboidrato para ter energia – isso é cerca de meia banana. Se você vai para uma sessão longa na academia, aumente um pouco o seu consumo de carboidrato, “ou melhor ainda, traga um lanche para comer no meio do treino para manter os níveis de energia altos”, diz ela.
Também é bom consumir um pouco de proteína antes do treino. “É claro que ela é mais importante no pós-treino para a reconstrução muscular, mas comer de 5 a 10 gramas de proteína antes da academia é ok”, diz Moskovitz. Pense em meia xícara de aveia cozida com mirtilo.
Independentemente do que você faça, fique longe dos alimentos com alto teor de fibra e gordura, já que ambos os nutrientes – diferentemente dos carboidratos simples – estimulam o intestino.